Por Gisele Pontes, Coordenadora Comunicação Voluntária Regional do Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Rio de Janeiro
Sábado, dia 23 de março de 2013, o Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo RJ, realizou mais um mutirão de limpeza na Praia da Urca, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, uma praia de péssimas condições, tanto de areia quanto de água. Além de falta de infraestrutura, a praia da Urca precisa de mais atenção da população local e das autoridades.
O evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água. Doze voluntários do Núcleo RJ do Instituto Sea Shepherd Brasil promoveram atividades de educação ambiental, limpeza de praia, limpeza de lixo flutuante com bote e limpeza do fundo do mar no costão esquerdo da Praia da Urca, retirando uma grande quantidade de lixo.
Nossos voluntários fizeram também limpeza peneirando a areia, encontrando muitos cacos de vidro e microlixo.
Aula com o Biólogo Ed, que faz da Praia da Urca o seu laboratório e está sempre pronto a ensinar sobre a diversidade daquela região. Ele retirava seres marinhos do mar e os levava até os banhistas, explicando curiosidades.
Devemos ter muito cuidado com o lixo encontrado no fundo do mar. 80% das latas recolhidas tornaram-se refúgios para seres marinhos, ao abrir as latas descobrimos peixes, siris, camarões, etc. que devolvemos ao mar.
Nas tendas da Sea Shepherd, Moleque Mateiro, Projeto Grael e Inea foram realizadas oficinas de Educação Ambiental que é o nosso propósito maior. Crianças e adolescentes puderam aprender sobre os animais marinhos o impacto que o lixo causa no meio ambiente.
Final de ação, um dia que seria de lazer para a grande maioria das pessoas, foi um dia de trabalho árduo para este grupo. Todos nós terminamos este evento com a satisfação de ter feito algo útil pelo ambiente marinho.
Junte-se a nós e faça a diferença!