Poucos lugares do litoral brasileiro souberam manter sua natureza preservada. O povoado de Barra Grande é um deles. São imensos coqueirais, praias desertas, rios, lagoas, piscinas naturais, mangues, mata atlântica e muita vida selvagem.
Foi neste belo cenário da Costa do Dendê, no Estado da Bahia, a 200 km ao sul de Salvador e a 150 km ao norte de Ilhéus que o embaixador do Instituto Sea Shepherd Brasil, Erick Wilson, em parceria com a 13 Sul – Dive Resort realizou, de 15 a 17 de dezembro, oficinas de pintura com o intuito de conscientizar a comunidade local sobre a preservação da natureza como um todo, e especialmente da vida marinha. Esse trabalho voluntário, de suma importância para que as futuras gerações aproveitem das maravilhas que a vida marinha nos proporciona, foi desenvolvido através de uma palestra educativa para a comunidade local e de uma oficina de arte do Projeto Amigos do Oceano, onde Erick sempre espera encontrar novos talentos que possam ser desenvolvidos artisticamente.
Nesta oficina Erick Wilson apresentou a aproximadamente 25 crianças da comunidade local técnicas que foram utilizadas na pintura de um mural coletivo, onde as crianças expressaram o que o oceano e a vida representam para elas. Por este trabalho algumas crianças foram premiadas com kit’s com camisetas, adesivos e outros.
Foi a primeira vez que o Embaixador do Mar, Erick Wilson, desenvolveu um trabalho com a escola e operadora de mergulho 13 Sul, onde funciona a primeira embaixada no Brasil da Sea Shepherd: “O que mais me chamou a atenção nessa minha vinda a Barra Grande foi o compromisso da 13 Sul com a preservação da natureza realizando ações de conscientização, limpeza das praias e do fundo do mar”, disse Erick Wilson.
Tal compromisso da 13 Sul inspirou Erick a desenvolver seu trabalho artístico nas paredes da operadora. Além de decorar o interior da loja, o trabalho reforçou o espaço Sea Shepherd já existente. Este espaço é destinado à venda de produtos que são revertidos em colaborações para as ações da Sea Shepherd Brasil.
“Fiquei muito satisfeito com minha vinda a Barra Grande. Espero voltar para realizar outras atividades. Percebi que ainda tem muito a ser feito para preservamos locais como este”, disse Erick Wilson.
Para o Instituto Sea Shepherd Brasil esta ação representa a retomada das atividades de educação ambiental. “Com estas oficinas desenvolvidas pelo Erick Wilson retomamos as atividades de educação ambiental para crianças, o que considero de suma importância para a preservação da vida nos oceanos”, disse Wendell Estol, Diretor Geral do Instituto Sea Shepherd Brasil.