Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil e 13 Sul promovem a educação ambiental no litoral sul da Bahia

Poucos lugares do litoral brasileiro souberam manter sua natureza preservada. O povoado de Barra Grande é um deles. São imensos coqueirais, praias desertas, rios, lagoas, piscinas naturais, mangues, mata atlântica e muita vida selvagem.

Barra Grande/BA. Foto: 13 Sul

Barra Grande/BA. Foto: 13 Sul

Foi neste belo cenário da Costa do Dendê, no Estado da Bahia, a 200 km ao sul de Salvador e a 150 km ao norte de Ilhéus que o embaixador do Instituto Sea Shepherd Brasil, Erick Wilson, em parceria com a 13 Sul – Dive Resort realizou, de 15 a 17 de dezembro, oficinas de pintura com o intuito de conscientizar a comunidade local sobre a preservação da natureza como um todo, e especialmente da vida marinha. Esse trabalho voluntário, de suma importância para que as futuras gerações aproveitem das maravilhas que a vida marinha nos proporciona, foi desenvolvido através de uma palestra educativa para a comunidade local e de uma oficina de arte do Projeto Amigos do Oceano, onde Erick sempre espera encontrar novos talentos que possam ser desenvolvidos artisticamente.

Oficina de arte para crianças

Oficina de arte para crianças

Nesta oficina Erick Wilson apresentou a aproximadamente 25 crianças da comunidade local técnicas que foram utilizadas na pintura de um mural coletivo, onde as crianças expressaram o que o oceano e a vida representam para elas. Por este trabalho algumas crianças foram premiadas com kit’s com camisetas, adesivos e outros.

Crianças premiadas com kit's

Crianças premiadas com kit's

Foi a primeira vez que o Embaixador do Mar, Erick Wilson, desenvolveu um trabalho com a escola e operadora de mergulho 13 Sul, onde funciona a primeira embaixada no Brasil da Sea Shepherd: “O que mais me chamou a atenção nessa minha vinda a Barra Grande foi o compromisso da 13 Sul com a preservação da natureza realizando ações de conscientização, limpeza das praias e do fundo do mar”, disse Erick Wilson.

Erick Wilson e pessoal da 13 Sul

Erick Wilson e pessoal da 13 Sul

Tal compromisso da 13 Sul inspirou Erick a desenvolver seu trabalho artístico nas paredes da operadora. Além de decorar o interior da loja, o trabalho reforçou o espaço Sea Shepherd já existente. Este espaço é destinado à venda de produtos que são revertidos em colaborações para as ações da Sea Shepherd Brasil.

Espaço destinado à Sea Shepherd na 13 Sul

Espaço destinado à Sea Shepherd na 13 Sul

“Fiquei muito satisfeito com minha vinda a Barra Grande. Espero voltar para realizar outras atividades. Percebi que ainda tem muito a ser feito para preservamos locais como este”, disse Erick Wilson.

Mural desenvolvido pelas crianças

Mural desenvolvido pelas crianças

Para o Instituto Sea Shepherd Brasil esta ação representa a retomada das atividades de educação ambiental. “Com estas oficinas desenvolvidas pelo Erick Wilson retomamos as atividades de educação ambiental para crianças, o que considero de suma importância para a preservação da vida nos oceanos”, disse Wendell Estol, Diretor Geral do Instituto Sea Shepherd Brasil.