Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente em Saquarema (RJ)

Por Luiz André Albuquerque, Diretor Regional Voluntário do Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Rio de Janeiro

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na data de 05 de junho, o Instituto Sea Shepherd Brasil, representado pelo Núcleo RJ, participou de um evento promovido pela Prefeitura de Saquarema, cidade da Região do Lagos do Estado do Rio de Janeiro, através de convite formulado pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade.

Foto: ISSB/Núcleo RJ

Foto: ISSB/Núcleo RJ

Reunindo um grande público no local, o evento promoveu uma série de ações ambientais na Praça do Bem Estar, no Centro. Teve também a participação de dez escolas municipais, de representantes do Consórcio Águas de Juturnaíba, da Colônia dos Pescadores Z-24, do Selo Bandeira Azul, de professores da UERJ, além do envolvimento das Secretarias do Meio Ambiente, Turismo, Educação e Cultura e Agricultura de Saquarema, através do Horto Municipal.

Foto: ISSB/Núcleo RJ

Em tendas montadas para receber a população, foram realizadas diversas atividades interativas, palestras e debates, além de apresentações artísticas de dança, teatro e do coral Escola que Canta, que tem um repertório inspirado em questões ambientais.

Foto: ISSB/Núcleo RJ

Nossos voluntários abordaram a campanha de defesa dos tubarões, informando e tirando dúvidas dos estudantes sobre a prática do “finning”, que é proibida pela portaria 121-N do IBAMA, mas que infelizmente ocorre costumeiramente em águas brasileiras, em decorrência da falta de fiscalização dos órgãos públicos federais e da conseqüente punição do envolvidos.

Foto: ISSB/Núcleo RJ

A educação ambiental teve continuidade com as crianças, sendo abordados os danos causados pelo lixo marinho, através de atividades de pintura e exposição de fotos.

Foto: ISSB/Núcleo RJ

Foto: ISSB/Núcleo RJ

Contamos com a participação especial de Ashley McDaniel, voluntária Sea Shepherd Dallas/USA, que junto com Guilherme Pirá atuou na Campanha de Defesa dos Golfinhos em Taiji, como Guardiã da Enseada.

Ashley ficou entusiasmada com as atividades da Sea Shepherd no Brasil.

Foto: ISSB/Núcleo RJ

Foi apresentado o projeto Selo Bandeira Azul, que visa a obtenção para a praia de Itaúna desta certificação internacional, considerada uma das certificações socioambientais mais importantes do mundo. Atualmente no Brasil, apenas a marina Costabella em Angra dos Rei, RJ e a Praia do Tombo, em Guarujá, SP, possuem tal selo, tendo sido Jurerê, em Florianópolis, SC, a primeira praia da América Latina a receber tal certificação, mas a perdeu recentemente.

Foto: ISSB/Núcleo RJ

A Colônia de Pescadores Z-24 realizou passeios educativos com os visitantes pela lagoa de Saquarema indo até a Ilha dos Gatos e também abordou a questão da pesca predatória, que felizmente vem sendo combatida por um grupo de fiscais locais.

Outros temas abordados foram a importância da Apa de Maçambaba, apresentada pela Secretaria de Meio Ambiente, a Rio+20 e a preservação do pássaro local “Formigueiro do Litoral”, através de exposição da ONG Pingo d´Água com a UERJ. No decorrer do evento foram distribuídos saquinhos de lixo e mudas de plantas nativas.

Foto: ISSB/Núcleo RJ