Notícias

Instituto Sea Shepherd Brasil agita final de semana catarinense

Por Hugo Malagoli, Coordenador do Núcleo SC do Instituto Sea Shepherd Brasil

O núcleo de voluntários de Santa Catarina teve um final de semana agitado nos dias 06 e 07 de abril. Isso porque houve dois eventos de grande importância social e ambiental, na Ilha da Magia.

No sábado, tivemos a participação no Hana Matsuri, um evento que comemora o aniversário de Buda, e é feito pela comunidade Zen Budista, que contou com a participação da comunidade japonesa, além de outras culturas orientais.

Participação do ISSB no Hana Matsuri

Em nosso stand, mostramos a compaixão que a Sea Shepherd tem pelos animais marinhos e nossa luta de preservação da vida selvagem marinha e, principalmente, esclarecer o público que nossa luta não é contra o povo japonês e, sim contra a indústria que patrocina a caça de baleias e golfinhos no mundo todo. “A receptividade foi ótima e considerando que a juventude japonesa (apesar da contrariedade de alguns anciões japoneses) abomina essa prática, para nós o evento foi um sucesso de divulgação e de adesão de pessoas a nossa causa”, explica Hugo Malagoli, Coordenador do Núcleo SC.

Participação do ISSB no Hana Matsuri

No domingo, o evento foi em parceria com a Associação dos Moradores da Vila Ivan Matos (AMOVIM), Prefeitura de Florianópolis, Bike Anjo e outras entidades, onde equipes da Sea Shepherd desenvolveram e coordenaram atividades em dois pontos da Ilha.

Voluntários durante a ação de limpeza

Na beira mar continental foram plantadas 27 mudas de árvores nativas, com o intuito de arborizar, humanizar e também proporcionar a migração de pássaros para o local.

Voluntários durante a ação de limpeza

Na Área de Proteção Permanente (APP) Ponta do Goulart, foi feito limpeza da orla e mata (inclusive manguezal) onde foram retirados o lixo que é jogado por frequentadores (inconsequentes) e também pelo lixo trazido pelo mar.

Voluntários durante a ação de limpeza