Destaque, Notícias

Impactos do lixo plástico na alimentação e morte dos animais é tema de palestra de Bia Figueiredo em Ilhabela/SP

Nos dias 24 e 25 de Novembro de 2016, a integrante da Sea Shepherd Global, Bia Figueiredo foi ao Colégio São João Ilhabela/SP palestrar sobre sua experiência como parte da tripulação dos navios, suas experiências a bordo da Campanha Icefish e principalmente alertar as crianças e adolescentes sobre os impactos que o lixo plástico causa no meio ambiente e aos animais, quando são confundidos e ingeridos como alimento.

Apresentação artística de todo lixo plástico produzido no intervalo das aulas.

Apresentação artística de todo lixo plástico produzido no intervalo das aulas.

 

Alunos participando da apresentação sobre o lixo plástico no Colégio São João Ilhabela – litoral norte de SP

Alunos participando da apresentação sobre o lixo plástico no Colégio São João Ilhabela – litoral norte de SP

Foi muito impactante a reação de todos os alunos ao verem a quantidade de lixo plástico que se é produzido e descartado no intervalo das aulas. Principalmente, porque os alunos assistiram aos vídeos mostrando toda realidade dos impactos causados pelo lixo plástico no meio ambiente, onde os animais os consomem como alimento e podem morrer contaminados por objetos plásticos que não são digeridos pelo seu organismo.
Um dos vídeos assistidos foi a remoção de um canudo plástico das vias respiratórias de uma tartaruga marinha. Acesse o link: Equipe de pesquisa salva tartaruga marinha com canudo preso no nariz.

[youtube width=”525″ height=”390″]https://www.youtube.com/watch?v=MU2Fvt3xW5s [/youtube]

No vídeo acima um canudo plástico sendo removido das vias respiratórias de uma tartaruga marinha. – Equipe de pesquisa salva tartaruga marinha com canudo preso no nariz – vídeo do youtube

E o outro vídeo assistido pelos alunos foi sobre as Ilhas Midway (norte do Oceano Pacífico), onde os filhotes de albatroz morrem por ingestão de plástico. Acesse o link: Midway Island, North Pacific Ocean, Unbelievable!

[youtube width=”525″ height=”380″]https://www.youtube.com/watch?v=1I7on22jA48 [/youtube]

No vídeo acima um filhote de albatroz morto, com o estômago completamente cheio de lixo plástico. Vídeo do youtube Midway Island, North Pacific Ocean, Unbelievable!

O mais gratificante após a palestra é ver em cada aluno, desde os pequenos até os adolescentes, uma sede implacável de mudança em relação ao uso e descarte do lixo plástico.
E também aprendemos muito com eles, de que não devemos mascarar a realidade do mundo, escondendo os fatos sobre a devastação do meio ambiente causada por nós, pois eles são o nosso futuro e a mudança para que tenhamos um mundo melhor.

foto-5-lixo-plastico-produzido-durante-o-intervalo-das-aulas-e-ensinando-sobre-o-impacto-na-vida-dos-animais-que-confun

A vida marinha agradece.

Vídeo: Midway Island, North Pacific Ocean, Unbelievable ! https://www.youtube.com/watch?v=1I7on22jA48
Vídeo: Equipe de pesquisa salva tartaruga marinha com canudo preso no nariz. https://www.youtube.com/watch?v=MU2Fvt3xW5s