Notícias

Ibama resgata 130 kg de lagostas em alto mar

A Operação Impacto Profundo do Ibama realizada nesta quinta (19) e sexta-feira (20) resgatou 130 kg de lagostas no município de Guarapari. Com o apoio do Iema e da Polícia Ambiental, o Ibama cumpriu mais uma etapa da fiscalização no período de defeso do Robalo e contra a pesca predatória da Lagosta, só que desta vez com ações no mar.

A operação contou com um barco cedido pelo Iema. Nesta quinta foram resgatados 30 kg de lagosta e 1,5 mil metros de rede caçoeira foram apreendidos.

Já nesta sexta-feira a operação do Ibama resgatou 100 quilos de lagostas abaixo do tamanho permitido para o comércio. Foram apreendidos 4,3 mil metros de rede.

De acordo com o Ibama, a pesca utilizando este tipo de rede é considerada predatória pois este petrecho recolhe do mar lagostas muito pequenas assim como qualquer outro tipo e vida marinha que acaba sendo descartada pelos pescadores.

As lagostas, encontradas na embarcação ainda estavam com vida e foram devolvidas ao mar, a rede foi apreendida pelos fiscais e a embarcação multada. A Operação Impacto Profundo vai continuar nos próximos meses em toda costa do Espírito Santo.

Para o Coordenador da Operação Impacto Profundo, José Ronaldo Pinheiro Costa, o apoio do Iema foi fundamental para o sucesso de mais esta etapa da fiscalização pois as lagostas puderam ser devolvidas a natureza.

Fonte: Redação Gazeta Rádios e Internet