Notícias

Humane Society International lembra a Austrália que os baleeiros japoneses estão ilegalmente nas águas territoriais da Austrália

Declaração da Humane Society International, a organização que levou com sucesso os baleeiros japoneses a julgamento e recebeu uma ordem judicial proibindo os baleeiros japoneses nas águas territoriais australianas:

Sob o Ato de Proteção Ambiental e Conservação da Biodiversidade de 1999, é uma ofensa que um navio baleeiro opere em qualquer lugar dentro das 200 milhas náuticas da zona econômica exclusiva da Austrália, não apenas dentro de nossas 12 milhas náuticas de águas territoriais. A Humane Society International, portanto, sustenta que o Shonan Maru nº 2 estava violando a Lei enquanto estava dentro da zona econômica exclusiva da Austrália e, portanto, deveria ter sido apreendido nesta situação. Da mesma forma, a incursão do Yushin Maru nº 3 em nossas águas da Ilha Macquarie é também uma violação da lei, e de grande preocupação, dada a lista de Patrimônio Mundial desta área sub-antártica. A Humane Society International fica muito feliz em saber que os três ativistas detidos a bordo do navio baleeiro vão agora ser libertados.

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil