Editorial

Guardiães da Enseada começam a transmitir ao vivo matança de golfinhos em Taiji

Comentário por Omar Todd

Livestream filmagem das canetas de cativeiro. Foto de arquivo

As batalhas que lutamos sempre tem mais de uma frente. Somos primeiramente uma agressiva e não-violenta organização de ação direta. Uma das maiores ferramentas da Sea Shepherd tem sido muitas vezes a câmera, mesmo antes dos surgimento das mídias sociais. A câmera pode capturar as emoções cruas, sentimentos e ações em detalhes, que a mídia social não pode. Pode ser de uma precisão cirúrgica mostrar um momento particular ou uma atrocidade. Isto é intensificado quando o espectador percebe que o que está vendo de fato está acontecendo no momento em que se vê. A câmera captura momentos que poderiam ser perdidos ou muito facilmente ignorados por aqueles que preferem fingir que esta matança trágica não acontece.

Um homem em particular esteve lá com sua câmera desde o início, e é possivelmente o mais antigo veterano tripulante, além do próprio Capitão Watson. Peter J. Brown começou como cinegrafista para a CNN em uma das primeiras campanhas da Sea Shepherd e se envolveu com a Sea Shepherd, de uma forma ou de outra, desde então. O documentário “Confissões de um Eco-Terrorista”, que consiste em filmagens cuidadosamente tomadas ao longo de um período de 35 anos em campanhas da Sea Shepherd, é a coroa do seu trabalho até agora.

O mais recente projecto de Peter, EZEARTH.TV, está provando ter o potencial de levar a nossa mensagem diretamente para uma audiência global. Esta tecnologia, que está na vanguarda da alta definição de transmissão de vídeo sob demanda, está sendo testada por nossos Guardiães da Enseada em Taiji, no Japão, para transmitir os eventos enquanto eles acontecem. Durante a primeira tentativa, em seu pico, chegamos a mais de 7.000 entradas ao vivo de todas as partes do mundo, e tivemos mais de 70.000 acessos ao site: http://taiji.ezearth.tv/. Nós o consideramos como um sucesso retumbante.

A tecnologia é inovadora, e com uma excelente equipe de técnicos que contribuíram, que oferecem seu tempo, incluindo: Todd Sauve, do Sauve Designs, Ranjit Sivaprakasam, do Digital Stream Incorporated, Omar Todd , nosso voluntário líder da direção técnica e associados. Acreditamos que esta tecnologia, sendo usada com mais freqüência por nossas equipes ao redor do mundo, vai se tornar uma ferramenta poderosa para mostrar ao mundo, em tempo real, o que está acontecendo em determinados locais usando telefones celulares, iPads e outras tecnologias que estão prontamente disponíveis.

Talvez, no futuro próximo, haverá também transmissão ao vivo de nossos navios, ou de helicópteros. Quando a tecnologia melhorar, todas as opções serão investigadas.

Podemos esperar que o espectador tire sua própria conclusão. Como o Capitão Watson disse: “Se você é um ser decente, você não andará na rua e deixará alguém ser assassinado sem tentar evitar isso”, e com esse espírito, esperamos que esta tecnologia nova e inovadora nos ajude em nosso esforço para livrar o mundo desses assassinatos horrendos infligidos sobre as baleias, golfinhos, tubarões, focas e toda a vida marinha.

Acesse a transmissão ao vivo de Taiji, onde a nossa campanha Operação Paciência Infinita está em andamento, e os nossos incríveis Guardiães da Enseada estão trazendo o horror da matança de golfinhos para o mundo.

http://taiji.ezearth.tv/

Carne de golfinho sendo processada. Foto: Sea Shepherd

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil