Destaque, Notícias

Grupo de Apoio Brasília do ISSB participa do Clean Up Day no Lago Paranoá

Dia 20 de setembro foi o Dia Internacional de Limpeza de Rios, Mares e Lagos, realizado em todo o planeta de forma simultânea e que torna a participação voluntária uma conspiração mundial em prol do meio ambiente equilibrado.

Em Brasília, foi realizado o Clean Up Day, organizado pelo movimento “Ocupe o Lago”, em parceria com a Agência das Águas do Distrito Federal (Adasa). A ação, denominada Semana Lago Limpo, realizou uma limpeza generalizada em 12 pontos críticos da orla do Lago Paranoá, direcionando todo o resíduo coletado para uma correta destinação.

O auge da atividade aconteceu no Pontão do Lago Sul onde mais de 50 mergulhadores voluntários se uniram para coletarem o lixo depositado irregularmente no fundo do espelho d’água.

Os membros do Grupo de Apoio Brasília do Instituto Sea Shepherd Brasil estiveram presentes participando da limpeza do Lago Paranoá.

A Scuba Du Escola de Mergulho, parceira do movimento, cedeu os cilindros aos mergulhadores e aos voluntários do Sea Shepherd. Em pouco tempo foram retirados vários quilos de lixo, incluindo pneus, latas, garrafas, sacos plásticos, sapatos, óculos, copos, skate, remo, faca e até um revólver calibre 38.

Durante o dia também ocorreram diversas atividades com outros parceiros do movimento. Houve programação com oficinas de teatro e contadores de histórias que conscientizavam as crianças sobre a importância da conservação dos mares, rios, lagos e oceanos, capacitação de voluntários, explanações sobre o descarte apropriado do lixo, entre outras atividades envolvendo a educação ambiental.

“Brasília precisa de mais ações como essa para proteger seus mananciais e sua principal fonte natural, de abastecimento e entretenimento dos brasilienses. O pouco que fizemos aqui hoje foi o início da realização de ações mais abrangentes de conscientização e educação ambiental para que a população perceba a importância de preservar e cuidar dos nossos lagos, mares e oceanos para o futuro do planeta.” – comenta Renato Coelho, voluntário do ISSB.

Voluntários do Grupo de Apoio Brasília no Clean Up 2014