Notícias

Grande vitória para as baleias na Indonésia

O navio Steve Irwin já chegou a Hobart, Tasmânia no sábado, 17 janeiro(fotos). O navio vai reabastecer, alterar alguns tripulantes e irá retornar imediatamente ao sul do Oceano.

A humilhante derrota da frota japonesa que teve seu navio Yushin Maru N 2 ordenado a sair do porto de Surabaya na Indonésia sem fazer os reparos, animou sobremaneira a tripulação.

Graças a um esforço conjunto por parte de Jacarta Animal Aid, Earth Island Institute, o senador Bob Brown do Partido Verde da Austrália, o prefeito de Fremantle Peter Tagliaferri, o antigo ministro do Ambiente australiano Ian Campbell, o Departamento Florestal da Indonésia e a Sea Shepherd Conservation Society, a indústria baleeira foi atingida por um golpe muito dispendioso.

Capitão Paul Watson, convidou o ministro do Ambiente da Austrália Peter Garrett para visitar o Steve Irwin, enquanto o navio está em Hobart para reabastecimento.

“Eu acho que temos que trabalhar com o governo australiano”, disse o Capitão Paul Watson. “O Sr. Garrett pode discordar de nossa tática, mas a questão é que estamos do mesmo lado, que ambos representam as preocupações do povo australiano. E a Sea Shepherd é uma organização não-violenta, sem registro criminal. Acho que um encontro amigável seria uma contribuição positiva para a conservação da vida marinha. Estamos pressionando o Japão, temos reduzido os seus lucros. Nós vamos ganhar esta batalha, e nós gostaríamos muito que o Sr. Garrett estivesse conosco quando esta vitória finalmente for alcançada.”

Sobre a Operação Musashi Paul Watson avalia “Até agora, a campanha tem excedido as expectativas. Também é muito humilhante para o Japão ter um dos seus navios literalmente expulso de um porto indonésio depois de terem sido impedidos de entrar nos portos australianos e da Nova Zelândia durante anos.”

Não se sabe onde o Yushin Maru 2 irá buscar reparos, mas vamos acompanhá-los e fazer tudo o que pudermos para atrasar o seu regresso às águas da Antártida.”

Centenas de apoiadores foram receber a tripulação do Steve Irwin no porto de Hobart, incluindo Bob Brown.