Editorial

FedCon vira Jolly Roger na Alemanha

Comentário de Omar Todd, Diretor Técnico da Sea Shepherd 

Omar Todd durante seu discurso. Foto: Sea Shepherd Alemanha/Cordesh

A Sea Shepherd anunciou sua nova campanha, “Operação Sem Piedade“, e isso vai marcar o décimo ano em que descemos até o Oceano Antártico para defender as baleias contra a caça ilegal. Como os EUA não estão podendo contribuir com a campanha, tem ficado a cargo da filial Austrália e de outras bases da Sea Shepherd a arrecadação dos fundos necessários. Nessa situação, eu quis fazer a ponte com nossos amigos e colegas da Europa e, portanto, decidi visitar a Alemanha e o Reino Unido para discutir assuntos relacionados à Tecnologia da Informação e aos financiamentos. O diretor da Sea Shepherd Alemanha, Maddy, me convidou para ser o orador principal na FedCon (www.fedcon.de), que é a principal convenção europeia de ficção científica. A FedCon tem sido organizada anualmente há 22 anos por Dirk Bartholoma e sua equipe de funcionários e voluntários talentosos.

Eu cheguei a Düsseldorf, na Alemanha, e fui recebido no aeroporto pelo Geert (nosso diretor da Sea Shepherd Holanda e membro do grupo de veteranos), Maddy e Tim, e rapidamente descobri que a convenção acontecia no hotel Maritim, colado ao aeroporto, ou seja, muito conveniente! Andando pelo lobby eu me senti de verdade como a Alice quando ela caiu no buraco do coelho: ao meu redor, tudo era Klingons, ciborgues, Daleks, alienígenas, Predadores, Storm Troopers e Darths Vaders, junto com uma variedade de recursos visuais que estimulou minha mente infinitamente. No entanto, uma coisa me impressionou acima de tudo: a equipe da convenção estava usando camisetas oficiais do evento com o logo “Jolly Roger” da Sea Shepherd em destaque! Isso mostra o quanto a FedCon apoia a Sea Shepherd.

Estande da Sea Shepherd Alemanha na FedCon. Foto: Sea Shepherd Austrália/Kylie Herd

Então, eu descobri a sala que foi gentilmente cedida pela FedCon, e no seu interior estava o estande gigantesco da Sea Shepherd, além de outras salas para funcionários e voluntários da SS. Mais uma vez, tudo fornecido pela FedCon sob a direção do Dirk! Além disso, eles conseguiram uma brecha para a minha palestra e a de outros durante a agenda bem ocupada do evento. Todos nós recebemos passes VIP, o que mais uma vez demonstra a confiança em nós, e esse acesso nos permitiu misturar-nos com as várias estrelas presentes no show.

Muitos artistas visitaram a tenda da Sea Shepherd e autografaram memorabilia. Podemos usar essas memorabilia autografadas para arrecadar fundos necessários, e por este apoio somos muito gratos. Geert teve suas camisetas “Artistas pela Sea Shepherd” autografadas por muitos dos atores e artistas e conheceu e cumprimentou a maioria deles. Ironicamente, eu achei que, no começo, ele não estava convencido de que este evento seria algo que a Sea Shepherd deveria estar fazendo e ele não conhecia todos os programas de TV e filmes dos quais os atores tinham participado. No entanto, ao final dos quatro dias, ele estava convencido de que os fãs de ficção científica que participam desses eventos são um grande apoio para a Sea Shepherd, já que são generosos, fáceis de lidar, simpáticos à nossa causa e muito favoráveis ao que fazemos.

Na metade dos quatro dias da feira, começamos a ver os nossos moletons, camisetas e bonés aparecendo em todos os lugares. Parecia que estávamos numa convenção da Sea Shepherd, onde toda a tripulação ao redor do mundo se reunia em um só lugar para confraternizar! Eram tantas pessoas usando nossos produtos que foi bastante surpreendente.

Tom, um guardião da enseada e organizador da FedCon, também gentilmente cuidou de todas as nossas necessidades e garantiu que participássemos em palestras e painéis. Eu não posso agradecê-lo e à FedCon suficientemente pela ajuda e apoio. Enquanto estava na convenção, fiz contato com agentes de artistas, seus representantes e outros que organizam grandes convenções no Reino Unido (Jason da Showmasters, por exemplo), e que também mostram grande apoio à Sea Shepherd e se ofereceram para ajudar a fortalecer a nossa relação. Para mim, as relações construídas em eventos como este são fundamentais para o nosso financiamento e conscientização e não poderíamos pedir mais do evento. Eu também gostaria de agradecer à Sea Shepherd Alemanha, sob a liderança de Maddy, que me convidou para participar da convenção. Eles são um exemplo de como uma filial bem organizada deve ser conduzida. Eu invejava seu sistema de organização, eficiência e estoque e pretendo levar algumas das ideias que vi para a Austrália.

Então, finalmente, aqui vão alguns dos convidados/artistas/atores que estavam presentes e que mostraram o seu apoio:

John Barrowman, Claudia Black, Robert O’Reilly, J.G.Hertzler, Matt Frewer, Jasika Nicole, Robert Beltran, Tracee Cocco, Mark Allen Shepherd, Dina Meyer, Eve Myles, Patrick Muldoon, Roxann Dawson, Linda Park, Ethan Phillips, Anthony Montgomery, Garrett Wang, Ben Browder, Colin Ferguson, Brian Gross, Casper van Dien e Gigi Edgley.

Vários atores e artistas no estande da Sea Shepherd Alemanha. Veja se você conhece algum!. Foto: Sea Shepherd Austrália / Kylie Herd

Membros da Sea Shepherd (da esquerda para a direita): Leo, Olav, Anne, Tim, Maddy, Sebastian, Omar, Ralf, Kylie e Geert. Foto: Sea Shepherd Alemanha/Cordesh

Maddy, Dirk e Omar seguram Anne. Obrigado, Dirk, pelo grande evento! Foto: Sea Shepherd Austrália/Kylie Herd

Tom, Guardião da Enseada, e Omar, no palco da cerimônia final. Foto: Sea Shepherd Austrália/Kylie Herd

Omar e Konrad falando sobre os Guardiões da Enseada. Foto: Sea Shepherd Austrália/Kylie Herd

Olav fala sobre a Operação Tolerância Zero. Foto: Sea Shepherd Alemanha/Cordesh

Traduzido por Maiza Garcia, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil

Back to list