Notícias

Equipe da Sea Shepherd, Guardiões da Enseada, estão vivos e ilesos

Scott West

Scott West

Após mais de 24 horas desde o último contato, o Diretor de Investigações da Sea Shepherd, Scott West, pôde telefonar para sua esposa Suzanne e relatar que toda a equipe dos Guardiões da Enseada da Sea Shepherd estão vivos e ilesos.

Precisaram abandonar seus dois carros na cidade portuária devastada de Otsuchi, onde passaram a noite em uma colina. A cidade inteira foi destruída ao seu redor. Ao saírem, verificaram que as estradas foram completamente arrasadas, e passaram por inúmeros cadáveres em meio a pilhas de escombros. Em determinado ponto ontem avistaram e ouviram uma mulher na água gritando por socorro, mas ela foi levada para o mar antes que pudessem fazer alguma coisa para salvá-la.

A equipe de ativistas foi à Otsuchi para documentar a matança das Toninhas de Dall. Todo ano, os pescadores abatem 20.000 dessas criaturas gentis. Eles tinham acabado de filmar um barco de pesca retornando de uma caçada quando viram a água no porto recuando tendo com isto imediatamente se dirigido para terreno alto. Da hora do terremoto ao tsunami em Otsuchi se passaram cerca de oito minutos.

Os Guardiões estavam bem no meio do tsunami mais devastador que já atingiu o Japão, e estão todos vivos e bem.

Scott West só foi capaz de enviar essa mensagem rápida, pois seu celular estava com a bateria no fim:

“Estamos todos os 6 seguros e fora do Otsuchi. Agora em Tono no hotel, sem Internet, água ou comida. Até que o iPhone fique sem bateria. – Scott”.

Traduzido por Carlos “CROW” Francisco, voluntário da ISSB.