Destaque, Notícias

Em Santos no litoral paulista, voluntários da Sea Shepherd Brasil fizeram limpeza de praia e conscientização ambiental com banhistas

Voluntários reúnem-se em Santos SP para Clean Up na Ponta da Praia

 

Em Santos, na Ponta da Praia, os voluntários da Sea Shepherd Brasil participaram de mais um dia de limpeza de praia e práticas sustentáveis.

É a repetição da Campanha Marine Debris Sea Shepherd que visa retirar detritos das praias e do fundo marinho como também sugere as melhores práticas sustentáveis aplicadas no dia a dia das pessoas.

Voluntários fazem a coleta de micro lixo na orla da praia

O bom clima e a praia lotada foram propícios para conversar sobre a conservação dos oceanos e como podemos mudar nosso comportamento em relação ao lixo que consumimos e descartamos.

Na tenda os visitantes puderam saber mais sobre a ação do dia, conversaram sobre a campanhas internacionais da Organização e sobre este movimento global em defesa, conservação e proteção dos oceanos em muitos países.

Na orla da praia a tenda da Sea Shepherd abrigou o trabalho de separação do lixo e conscientização ambiental entre os banhistas

Neste dia os voluntários, que são pessoas comuns como você, foram além do “Desafio dos 10 Metros – Recolha o micro lixo a sua volta” – e recolheram 3,4 quilos de pequenos lixos, entre os mais encontrados são as embalagens de alimentos, pontas de cigarro, sacos plásticos, e outros micros lixo que não foram parar nos oceanos.  O maior vilão destes detritos urbanos, que tornam-se detritos marinhos, é o plástico. De peso relativamente leve, o plástico contém as mais diversas formas e cores, facilmente confundido com alimento na fauna marinha. Numa amostra de poucos quilos e numa praia constantemente limpa pelo município foram recolhidos ao nosso redor as quantidades:

588 bitucas de cigarro

132 canudos plásticos

31 tampinhas de garrafa plástica

22 copos plásticos

14 garrafas plásticas

12 tampinhas de garrafa de metal

11 talheres

As embalagens plásticas de uso único são o lixo mais encontrado nas praias

Voluntários separando o micro lixo.

“Os detritos são prejudiciais à vida marinha e podem trazer resultados catastróficos e muitas vezes fatais. Podem causar lesões ou morte por afogamento, lesão através de emaranhamento e lesões internas, ou fome após a ingestão” Sea Shepherd Marine Debris Campaign.

Acesse em nosso canal do youtube SeaShepherdBrasil – 

[youtube]https://youtu.be/053cb8bW_w4[/youtube]

Santos CleanUp PromoOficial

As limpezas de praia que fazemos são muito importantes, demonstram atitude contra o lixo nas praias e toda família pode participar! Acreditamos que as ações são eficazes mas precisamos RECUSAR o plástico de uso único. A mudança de comportamento ao adotar práticas mais sustentáveis faz a dependência deste material ser fácil de ser mudada e reduzida. Afinal, é triste saber que são mais de 500 anos para este material decompor-se na natureza. O primeiro plástico fabricado ainda está entre nós em forma de farelo e micro partículas!  Pense nisso! Estamos comprometendo o nosso futuro e o das próximas gerações, uma herança maldita que degrada todas as espécies, inclusive a humana.

REDUZA! Volte a utilizar sacolas retornáveis, caixas de papelão, copos, garrafas e talheres de metal, sabão em barra ou em pó, sacos e embalagens de papel. Pratique pequenos atos em defesa dos oceanos #Recuse, #Reduza, #Reuse #Recicle!

 

A vida marinha agradece.