Destaque, Notícias

Em comemoração ao Dia da Terra, voluntários do Instituto Sea Shepherd Brasil fazem limpeza de praia no litoral Paranaense

No dia 22 de abril de 1970, por meio de um movimento que surgiu nos EUA de pessoas preocupadas com as questões ambientais, foi institucionalizado o Dia da Terra. Todos os anos são realizadas ações ao redor do mundo nessa data para comemorar esse dia tão importante.

Com o intuito de também fazer parte desse movimento global, no último domingo, Dia da Terra, o Instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Paraná realizou uma ação na praia de Brejatuba, em Guaratuba, cidade litorânea que fica à cerca de 130 Km de Curitiba.

A ação contou com a presença de 14 voluntários do Núcleo PR e teve duração de quase duas horas. Nesse curto período de tempo foi possível recolher lixo suficiente para encher 15 sacos de feira, reaproveitados do descarte de verduras, com o intuito de não gerar mais lixo.

Dentre o lixo que foi tirado da praia, tanto na areia quanto na área de restinga, a maior parte era plástico de todos os tipos e tamanhos. Copinhos, sacolas, garrafas PET, canudos, tampinhas e até parte de uma fuselagem de carro. Também tinha muito microplástico, pequenos pedaços plásticos resultantes da degradação que ocorre quando pedaços maiores são expostos à radiação solar, chuva, vento e outros fatores.

Além do plástico, também foram encontradas latinhas de cerveja e refrigerante, artigos de higiene pessoal, roupas, uma vassoura, chinelos, partes de brinquedos, embalagens de comida, pedaços de isopor, guarda-chuva, uma cadeira de praia, isqueiro e muitas bitucas de cigarro. Ou seja, uma variedade muito grande de materiais, o que demonstra a falta de respeito das pessoas para com a natureza, descartando o lixo sem a menor preocupação com os efeitos que o mesmo causa ao ambiente, animais marinhos, aves e aos próprios seres humanos.

É preciso que as pessoas tenham mais consciência de seus atos e se preocupem mais com o meio ambiente, porque se as coisas continuarem como estão, as consequências podem ser devastadoras e se tornarem irreversíveis. Devemos manter as praias e o ambiente marinho limpo. Atitudes como descartar seu lixo corretamente e reciclar seus resíduos podem ter grandes resultados para o equilíbrio da vida marinha.

O núcleo Paraná conta com diversos voluntários que se encontram mensalmente para discutir as próximas ações (palestras, eventos, mutirões de limpezas de praias). Se você quer conhecer um pouco do que fazemos, entre em contato através do e-mail [email protected].