Destaque, Notícias, Operação Ondas Limpas

Dia Mundial dos Oceanos na Semana do Meio Ambiente 2018 em Ilhabela

São Paulo – O Clean Up em homenagem ao Dia Mundial dos Oceanos reuniu pessoas em Ilhabela, preocupadas com a vida marinha, sua biodiversidade e sobrevivência. No berçário marinho de Ilhabela a ação direta na limpeza de detritos foi realizada com mergulho, limpeza de praia e costeira. Esta é uma ação da Campanha Marine Debris da Sea Shepherd que ocorre no mundo contra o lixo descartado em nossos oceanos.

voluntários em ação na Semana do Meio Ambiente 2018 – Ilhabela/SP

 

Voluntários em ação na da tenda SeaShepherd Brasil em Ilhabela/SP.

O sábado foi um dia muito produtivo com troca de ideias, novas parcerias, compromisso com a ação e o mais importante, todos juntos pela mesma causa em busca dos detritos deixados pelos turistas, por construções a beira mar e moradores da ilha. Foram 9 mergulhadores, e em terra muitos voluntários foram divididos num plano de ação, com muita disposição para recolher micro lixo de 4 pequenas praias. Ainda retiramos os animais dos detritos marinhos, separamos os materiais e contamos o lixo. Foram mais de 16 sacos com diversos materiais.

Entre o material que saltavam aos olhos era a quantidade de garrafas pet, bitucas de cigarro e restos de materiais de construção da obra de contenção da encosta que lá está trabalhando. Foram 110 garrafas de plástico, 554 bitucas, embalagens de marmitas e outros alimentos. Nas praias as latinhas de cerveja eram as mais encontradas e no fundo do mar foram cordas, restos de rede e linhas de pesca.

Separação do lixo

 

 

Muitos sacos foram preenchidos com micro lixo e restos de material de construção

Esta ação de sucesso aconteceu num pequeno trecho de 1,5 na Praia das Pedras Miúdas até a Praia do Portinho e só foi possível a sua realização por conta dos voluntários e dos patrocinadores Operadora de Mergulho Colonial Diver, Mar e Vida Ecotrip e Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela. Somos gratos a todos os envolvidos!

 

Do alto, o movimento do espaço criado para o dia da ação.

Conheça mais sobre este movimento global em defesa da vida marinha! Estamos prontos para agir na preservação deste berçário marinho de Ilhabela que suplica por atenção dos órgãos
públicos do meio ambiente e turismo. Precisa de cuidados principalmente das pessoas que ali frequentam e trabalham.

 

Praia das Pedras Miúdas – Ilhabela/SP – Brasil

“Este movimento global na conservação dos oceanos chama a atenção para a nossa vida cotidiana, que se não mudarmos nossos hábitos, a vida marinha será ainda mais degradada, afetando não somente a saúde dos oceanos como também nossa própria sobrevivência.

Mara Lott – voluntária em São Paulo.

Pelos oceanos!
Sea Shepherd Brasil – São Paulo