Notícias

Conselho da APA da Baleia Franca aprova Plano de Ação

Reunido durante os dias 5 e 6 de dezembro, no Projeto Ambiental Gaia Village, em Garopaba (SC) o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (CONAPA BF) aprovou o Plano de Ação para biênio 2009-2010 que terá a Fundação Gaia, a frente da Secretaria Executiva, como representante do Setor das Ong´s Ambientalistas. (O Instituto Sea Shepherd Brasil, integra o CONAPA Baleia Franca, na condição de representante das ong´s ambientalistas.)

“O Plano de Ação é essencial para fazer um retrato do presente e traçar linhas de ação prioritárias, principalmente se tratando de um grupo tão plural como o Conselho Gestor da APA. Além disso, criamos indicadores para avaliar o andamento dessas ações e fazer os ajustes necessários para que sejam efetivas”, explica a bióloga Andreza Martins, consultora contratada pela APA para auxiliar os conselheiros na elaboração do Plano.

Nos últimos três meses, Andreza Martins atuou como facilitadora de 13 oficinas dirigidas a conselheiros e comunidade em geral para elaborar estratégias para os próximos dois anos. Os encontros foram divididos em quatro Grupos de Trabalho, identificados pelos conselheiros como pontos focais e emergenciais de atuação – Ordenamento Territorial, Turismo, Pesca e Mineração. Segundo a consultora, foi surpreendente a alta participação dos conselheiros e representantes de diversas entidades interessadas nos temas.

Seguindo recomendações do Plano de Ação foram criadas as Câmaras Técnicas do Turismo e Mineração. O Plano também prevê capacitação das entidades conselheiras e das comunidades envolvidas, participação nas discussões dos Planos Diretores Municipais; realização de estudos, diagnósticos e mapeamentos. Além disso, os grupos pretendem ainda buscar mais parcerias institucionais a fim de desenvolver meios para que as atividades econômicas na Unidade de Conservação sejam adequadas a legislação ambiental.

“As discussões que antecederam a elaboração do Plano de Ação deram subsídios ao Conselho para aprofundar e amadurecer o entendimento sobre os principais temas de gestão da APA. Essa discussão também prepara o Conselho para a criação do Plano de Manejo da Unidade, possibilitando um maior entendimento sobre o território e verificando se os diagnósticos batem com a definição de zoneamento de áreas protegidas”, afirma Maria Elizabeth Carvalho da Rocha, presidente do Conselho Gestor e chefe da APA da Baleia Franca.

Durante a reunião Plenaria, realizada no sábado foi eleito o Comitê Executivo do CONAPA BF, composto por Ramona Muhlbach da EPAGRI como representante do Setor Público; Maria Aparecida do Conselho Comunitario da Ibiraquera, representando o setor dos Usuários dos Recursos e Sandra Severo, da Fundação Gaia, representando o setor de Ong´s ambientalistas, também eleita para a função de secretaria executiva do CONAPA BF. Além da representação dos 03 setores , integra o Comitê Executivo, Elizabeth da Rocha, Presidente do Conselho Gestor da APA da Baleia Franca.

Fonte: Anita Campos / Assessora Comunicação APA BF.