Notícias

Competidor de ciclismo global percorre os Estados Unidos para arrecadar fundos para a Sea Shepherd Conservation Society

Competidor da Global Bicycle Race e defensor da Sea Shepherd, Jason Woodhouse. Foto: Jason Woodhouse

Em 18 de fevereiro de 2012, Jason Woodhouse, juntamente com outros nove ciclistas, embarcou naquela que vem sendo chamada de “indiscutivelmente a mais longa e difícil corrida de aventura no mundo”. O evento é conhecido como Global Bicycle Race, ou Corrida Mundial de Bicicletas, que irá percorrer cerca de 30 mil quilômetros e cruzará cada meridiano do planeta. O objetivo não é somente vencer, mas também ganhar o prêmio final de um novo recorde mundial do Guinness pela mais rápida circunavegação em bicicleta. Jason sofreu alguns contratempos desencorajadores, que o forçaram a voltar para casa para reparos pouco depois do começo da corrida. Agora ele está de volta à estrada, com grande determinação para vencer.

Jason levou a missão um nível acima, usando a corrida como um meio de conscientizar e arrecadar fundos para a Sea Shepherd Conservation Society. Um prolífico aventureiro, Jason não é somente um ávido ciclista, mas também um dedicado instrutor de mergulho, mergulhador livre, surfista do Mar do Norte e montanhista. Suas experiências subaquáticas inspiraram profundo respeito e senso de responsabilidade por nossos oceanos. Nas palavras do próprio Jason: “Como surfista entusiasmado, mergulhador, e alguém que geralmente passa muito tempo no oceano, esta é uma causa com a qual me identifico e a razão por estar competindo em 2012. Eu passei algum tempo com os voluntários da Sea Shepherd e também com seu fundador, o Capitão Paul Watson, e eu realmente acredito que não há força maior neste planeta comprometida em proteger a vida nos oceanos. Eu espero que meu desafio ao recorde em 2012 me dê a oportunidade de compartilhar com meus seguidores os diversos benefícios de pedalar, as belezas naturais de uma viagem pelo mundo, e aumentar a conscientização sobre o incrível trabalho da Sea Shepherd Conservation Society.”

Jason e sua bicicleta com os companheiros defensores da Sea Shepherd. Foto: Jason Woodhouse

A corrida começa e termina no Greenwich Park, em Londres. O recorde atual de 164 dias é mantido pelo organizador Vin Cox. Jason passará pelo norte da Europa, Tunísia, Líbia, Egito, Jordão, Índia, Tailândia, Malásia, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos antes de retornar ao Reino Unido para testemunhar o início dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O ciclista britânico de 24 anos deixou Londres em 18 de fevereiro de 2012, com o objetivo de percorrer cerca de 210 quilômetros por dia e viajar 30 mil quilômetros através do globo. “Meu projeto é extremamente eco-consciente”, Jason diz. “Eu estou utilizando uma bicicleta reciclada e todos os meus voos internacionais terão compensação de carbono. Eu pretendo promover àqueles que acompanham minha aventura o ciclismo como um importante meio de transporte sustentável que, como residentes desse planeta, nós objetivemos usar para trajetos com menos de 8 quilômetros e dessa forma proteger o delicado ecossistema que chamamos de lar.”

Jason está competindo para conscientizar e arrecadar fundos para a Sea Shepherd Conservation Society. Para saber mais sobre Jason, a corrida ou para apoiar a jornada de Jason e da Sea Shepherd Conservation Society, visite: www.boyonhisbike.com (em inglês).

Jason pode receber ajuda com alimentação, acomodações, etc. durante a corrida. Clique aqui para ver sua localização atual e sua rota (em inglês).

Traduzido por Flávia Milão, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil