Destaque, Notícias

Cleanup de Praia e Cachoeira em Ilhabela teve Participação de Voluntários no Litoral Norte de São Paulo

No último domingo os voluntários do Instituto Sea Shepherd Brasil reuniram-se para mais um dia de limpeza de praia, cachoeira e conscientização ambiental da Campanha Marine Debris Sea Shepherd. A ação teve participação dos parceiros Mar e Vida Ecotrip, Colonial Diver e simpatizantes em nossa missão em conservar a vida marinha. Estas ações diretas de limpeza de praia acontecem diariamente ao redor do mundo com grupos de voluntários comprometidos e apaixonados pelo mar.

Grupo final na Praia do Curral em Ilhabela. Sea Shepherd Brasil, Mar e Vida Ecotrip e Colonial Diver

 

Lixo coletado em exposição

Foram mais de 1.200 metros de cachoeiras do Curral percorridos, 400 metros de faixa larga de areia de praia além do costão rochoso.

1.200 metros de Córregos de Cachoeira foram percorridos

 

Do rio da cachoeira ao mar na coleta de lixo na Praia do Curral, Ilhabela/SP

Ilhabela sofre com o lixo plástico em suas belezas naturais. Suas praias e cachoeiras sofrem com o lixo deixado pelas pessoas que ali vivem e visitam. Muito dos detritos de praia encontrado foi descartado de forma irresponsável. O plástico está em todo o lugar! Recolhemos sacolas plásticas de supermercado da região, embalagens de alimentos, canudos, 36 garrafas grandes plásticas de refrigerante, 339 pontas de cigarro, 27 latinhas, vidros, tecidos, pedaços de plásticos em várias formas, 2 pipetas de droga e mais de 150 metros de canos de captação de água abandonados na cachoeira. Além dos canos soltos, foram mais de 10 sacos de 30 kg cheios de pequenos e médios detritos recolhidos por um pequeno grupo de voluntários.

Final da tarde ainda separava-se o lixo.

 

Um grupo pequeno uniu-se num domingo de sol para tirar lixo de praia e cachoeira

Neste dia foi importante refletir ainda mais sobre os maus hábitos da sociedade e tivemos a sensação de que cumprimos nosso dever, em compartilhar com as pessoas que nos abordavam, o quanto é importante #Reduzir as embalagens plásticas. #Recusar o uso de utensílios plásticos de uso único. #Reutilizar o que não conseguiu reduzir ou recusar para só depois #Reciclar, pois esta é a última alternativa, já que também consome recursos naturais como água e energia para a sua produção.

 

Costão rochoso ao final da limpeza da cachoeira.

A Campanha Marine Debris da Sea Shepherd busca mudar esta situação, que é algo que está cristalizado em nossa cultura e devemos mudar. Combata o lixo plástico em nossos oceanos! Isso depende de mudança de atitude individual e ação contínua. Hábitos saudáveis traz saúde para todo o ecossistema marinho e vivemos melhor neste planeta azul que chamamos de lar.

Sea Shepherd Brasil – Núcleo São Paulo.
Maio de 2018