Notícias

Cathay Pacific Airlines participa do tráfico de golfinhos

Relatado por Scott West, do Departamento de Inteligência e Investigações da Sea Shepherd

news_110607_1_1_Cathay_Pacific_Airlines_participates_in_dolphin_tradeEm 30 de maio de 2011, seis golfinhos em cativeiro foram tirados de Taiji, no Japão, e enviados para a China. Os caminhões que transportam os golfinhos de Taiji estavam esperando no Aeroporto Internacional de Kansai, às 9h00, quando os encontramos, o que significa que deixaram Taiji cerca de 05h00, se não antes. Garotas do Hotel Dolphin Resort em Taiji acompanharam os golfinhos.

Os seis golfinhos foram mantidos em caminhões até cerca de 14h00, quando os seus caixotes foram transferidos para as instalações do Cathay Pacific de acondicionamento de carga em Kansai – isso significa que os golfinhos estavam nos containers há, pelo menos, nove horas até este momento.

Aproximadamente duas horas depois, as caixas dos golfinhos foram transferidas para um avião de carga de espera de Donghai, que decolou cerca de uma hora mais tarde. Shenzhen Donghai Airlines é uma empresa de carga aérea com sede em Shenzhen, na República Popular da China. Os golfinhos estavam naqueles caixotes há pelo menos 12 horas quando o avião decolou. Nós não sabemos onde o avião pousou na China, ou o quão longe os golfinhos teriam que ser transportados até o aquário. Quantas horas eles ficaram nessas caixas? Algum sobreviveu à viagem? Infelizmente, não temos idéia.

Pode-se imaginar o que os responsáveis pela Cathay Pacific diriam sobre a participação de sua empresa nesta atividade. Talvez eles nos digam que é só negócio, e transportar os golfinhos do Japão para a China é legal. Vamos lembrar o papel da Cathay Pacific nisto. Vamos também nos manter informados. Com sede nos EUA, a American Airlines acaba de entrar em um acordo de compartilhamento com a Cathay Pacific. A British Airways e a Qantas Airlines também estão nesse grupo de elite. Talvez aqueles que se preocupam com a situação dos golfinhos deva lembrar disso quando tomar decisões sobre qual companhia aérea escolher.

Da página da web da oneworld: Além de sua própria filial Dragonair, Cathay Pacific realizou acordo com parceiros da oneworld, American Airlines, British Airways, e afiliadas Comair, Finnair, Japan Airlines, LAN, Mexicana, e Qantas.

Além da oneworld, tem relações bilaterais com a Air Pacific, Air China, Malásia Airlines, Philippine Airlines, Airlines Vietnã, WestJet, e com a operadora ferroviária francesa SNCF.

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do ISSB.