Notícias

Carta do Ex-Ministro do Meio Ambiente da Austrália, Senador Ian Campbell, para a Presidente e o Ministro do Meio Ambiente da Costa Rica

Meus caros Presidente e Ministro do Meio Ambiente,

É com honra que me comunico com vocês, tão distantes. Fui ministro do Meio Ambiente da Austrália de 2004 até 2007. Durante esse tempo,foi meu privilégio trabalhar ao longo da Costa Rica em muitas discussões importantes para nossas nações e para o mundo.

Eu estava particularmente satisfeito que a Costa Rica e a Austrália se erguessem lado a lado, reunião internacional da Comissão Internacional da Baleia, em apoio ao término do massacre da baleia e outros cetáceos.

Enquanto eu estava trabalhando internacionalmente para apoiar o governoaustraliano na posição contra a caça à baleia, eu fiz amizade com dois dos maiores ativistas do meio ambiente. Eles eram Steve Irwin e o Capitão Watson. O mundo perdeu Steve, que morreu no oceano Pacífico fazendo um documentário sobre a vida marinha para divulgar a mensagem da conservação marinha para o mundo. Tive a honra de ser convidado para falar no memorial de Steve. Permaneci amigode Terri, a viúva de Steve, e nós servimos juntos como membros do conselho consultivo para a Sea Shepherd Conservation Society.

O Capitão Paul Watson permaneceu como um dos maiores ativistas mundiais do meio ambiente, trabalhando diariamente para não só construir conhecimentos dos perigos para nosso ecossistema marinho, mas falando direto sobre a proteção marinha. Paul chamou nosso navio almirante de “Steve Irwin”, e orgulhosamente navegava nele para as águas da Antártida a cada verão, para interromper a matança de baleia pelos Japoneses e carregar o legado da vida de Steve.

Eu posso dizer sem medo de contradizer-me que Paul e a organização Sea Shepherd, que ele fundou, salvou mais baleias que qualquer outra pessoa (nunca observada pela Noruega,Islândia ou Japão). Aqueles de nós que cuida de baleias, golfinhos e nosso ambiente marinho, choca-se ao ouvir sobre o aprisionamento de Paul na Alemanha, na garantia para sua extradição para a Costa Rica. Eu espero que vocês sejam capazes de ajudar a resolver esta situação, que Paul deve ser liberto e que a extradição legal seja condicional.Eu sei que o seu governo tem uma forte segurança na conservação da baleia.

É uma política que a Costa Rica pode ter muito orgulho ao redor do mundo, e é um crédito para o governo que vocês conduzem. Eu posso assegurar que o Capitão Watson, mais do que ninguém, ajudará todos os governos que apoiarem esta posição.

Eu estava orgulhoso por apoiar o capitão Watson quando era Ministro no gabinete no governo nacional da Austrália. Espero que vocês possam apoiá-lo agora.

Sinceramente,
Ian G. Campbell

Traduzido por Ana Dias, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil

Back to list