Notícias

Capitão Paul Watson recebe o Prêmio Jules Verne

Por Lamya Essemlali, presidente da Sea Shepherd França

O Prêmio Jules Verne 2012 é concedido ao Capitão Paul Watson (ausente) em Paris. Foto: Sea Shepherd

O fundador e presidente da Sea Shepherd Conservation Society, o Capitão Paul Watson, tornou-se a segunda pessoa, depois do Capitão Jacques Cousteau, a ser homenageado com o Prêmio Jules Verne, dedicado aos ambientalistas e aventureiros.

Em 10 de outubro, eu estava orgulhosa de representar o Capitão Watson em Paris, para receber o prêmio em seu nome, por sua extraordinária batalha ao longo da vida para defender e proteger os nossos oceanos.

A cerimônia foi realizada na presença de Richard Dean Anderson, um amigo de longa data, e partidário do Capitão Watson, que também recebeu o Prêmio Jules Verne na categoria Artista.

Durante a cerimônia em Paris, também tive o grande prazer de mais uma vez me reunir com o querido amigo do Capitão Watson, Jacques Perrin, produtor e diretor do filme Oceano, um dos filmes mais espetaculares já feitos sobre os nossos oceanos. Monsieur Perrin também recebeu o Prêmio Jules Verne na categoria Artista.

Após a cerimônia, Jacques Perrin expressou seu apoio contínuo ao seu amigo Capitão Paul Watson.

Sabendo da grande admiração que o Capitão Paul Watson tem tanto por Jules Verne quanto para o Capitão Cousteau, e sua amizade com Jacques Perrin e Dean Richard Anderson, não há dúvida de que ele estaria muito bem acompanhado, se a sua dedicação pelas baleias e pelas criaturas marinhas não lhe custasse uma parcela de sua liberdade. Mas, como ele muito bem declarou em uma mensagem gravada especialmente para a ocasião, “o custo da [sua] liberdade em troca das vidas de milhares de focas, baleias, tubarões e criaturas do mar é um investimento que vale a pena”.

E o público estava bem ciente deste fato, naquela noite, quando a voz do Capitão foi transmitida no auditório do palácio histórico parisiense do Grand Rex. Foi sem dúvida o momento mais emocionante da noite.

Todos nós sentimos muito a falta do Capitão. Ele merecia estar lá com a gente, e ele devia ter recebido o prêmio em pessoa. No entanto, foi com imensa honra e um aperto no meu coração que eu recebi este prestigioso prêmio em seu nome. Vou preciosamente guardá-lo até que ele possa voltar à praia novamente.

Depois de ouvir sobre a cerimônia, o Capitão Watson enviou uma mensagem para mim dizendo o quanto ele apreciava todas as manifestações de carinho, respeito e apoio que as pessoas presentes manifestaram para ele e para o trabalho da Sea Shepherd Conservation Society.

“Obrigado Lamya, Richard, e Jacques por me representarem e falarem em meu nome. Eu nunca liguei muito para prêmios, mas este, bem, ele era diferente, porque é o Prêmio Jules Verne, e a associação deste prêmio com o lendário capitão do Calypso, Jacques Cousteau, o torna muito especial”.

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil