Nos dias 20 e 21 de agosto, foi realizado no Clube Guanabara e Iate Clube do Rio de Janeiro, a quinta capacitação do ano realizada pelo Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB), onde contamos com a participação de 28 alunos de diversas áreas profissionais.
Este ano já foram mais de 120 acadêmicos capacitados, contribuindo cada vez mais com a preservação da vida marinha, o que nos deixa bastante orgulhosos.
A realização do curso teve apoio da Irmandade dos Mares, ONG local, que trata das questões ligadas à vela e aos oceanos.
Como parceiro, tivemos o núcleo de voluntários do Rio de Janeiro. E, segundo Wendell Estol (Diretor geral do ISSB): “o grande número de participantes demonstra a demasiada preocupação da sociedade com o aumento da exploração de petróleo em águas brasileiras”.
Nós do ISSB notamos que o interesse dos voluntários acerca do assunto aumentou significativamente, pois a sociedade tem conhecimento de que o Brasil terá em breve grande destaque na produção mundial de petróleo. Porém, não é dada a mesma publicidade para as medidas de segurança e prevenção que serão tomadas para evitar que ocorra em nosso país uma catástrofe semelhante a do Golfo do México, no ano passado.
Saindo do Rio de Janeiro, será a vez de Vila Velha, no Espírito Santo, receber a capacitação. Contudo, essa será fechada ao público, por se tratar de uma importante iniciativa da Universidade de Vila Velha, que irá oferecer o curso aos seus alunos como atividade da Semana do Biólogo. Serão mais de 50 alunos divididos em duas turmas.
Por fim, até o final do ano o ISSB realizará este curso de capacitação em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Recife, e em seguida voltará ao Rio de Janeiro. Fiquem atentos, em breve as datas dos próximos cursos estarão disponíveis em nosso site.
Pryscilla C. Silva de Lima, voluntária do ISSB