Destaque, Notícias

CAMPANHA MAR DE SANGUE DÁ ALERTA VERMELHO PARA A PROTEÇÃO DOS TUBARÕES

O Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) lança campanha para chamar atenção da população e alertar sobre o risco de extinção dos tubarões

Durante os dias 22 a 26 de abril, os usuários que entrarem no site do Maplink (um dos mais utilizados do mundo) para buscar informações de trânsito ou endereços, não irão mais encontrar o mar do Rio de Janeiro em seu azul natural, mas sim em um vermelho sangue, representando os milhares de tubarões mortos. Basta clicar na bandeira do ISSB, ao lado esquerdo do mapa do Rio de Janeiro: www.maplink.com.br

Imagem da Campanha Mar de Sangue

O Brasil é o décimo maior fornecedor de barbatanas de tubarão para o mercado asiático. Grande parte das 200 toneladas exportadas são ilegais e obtidas utilizando uma prática conhecida como finning. Uma pesca cruel e destrutiva, na qual são removidas as barbatanas do tubarão. O resto do corpo é descartado no oceano, onde acaba morrendo. O Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) é uma ONG que luta pela preservação da vida nos oceanos e para o equilíbrio do ecossistema. Como forma de alertar a população brasileira e convocar o público para a assinatura da petição online contra a matança de tubarões e o finning, foi criada uma ação publicitária muito marcante: Mar de Sangue.

Finning: Crime brutal

“Estamos próximos de um colapso no ecossistema marinho. Não é exagero, infelizmente é realidade. Os tubarões estão no topo da cadeia alimentar, caso sejam extintos, independente da espécie, toda a estrutura biológica marinha cairá. Inclusive o homem perecerá, todos os seres vivos estão ligados. Nunca esquecendo que vivemos em um planeta onde 2/3 da superfície é composta por água. Estamos em um momento crucial”, afirma Wendell Estol, biólogo e diretor geral do ISSB.

Barbatanas prontas para comercialização (Foto: Gary Stokes)

O projeto foi desenvolvido pelos publicitários, Rafael Pfaltzgraff e Gabriel Lepesteur, em parceria com o Instituto Sea Shepherd Brasil.

Confira alguns links a respeito da luta do ISSB contra a pesca ilegal de tubarões:

Torres (RS) zona livre do finning: http://goo.gl/VC67WE

Alerta em Porto Alegre:  http://goo.gl/SUplEm

ISSB pede fim da pesca dos tubarões no Senado Brasileiro: http://goo.gl/k69hCq

Operação Marco Zero (PE) – Pelo fim da caça aos tubarões: http://goo.gl/lpQ6aT

Palestra em Recife: http://goo.gl/v1aK38

Assine a petição pela moratória da pesca de tubarões no Brasil: http://goo.gl/V8NOUg