Notícias

Caçadores de atum tentam atrasar o lançamento da Operação Ilhas Ferozes

“Se não é uma coisa, é outra coisa!” – Gilda Radner, como “Roseanne Roseannadanna”

Foto: Bill Rankin

Foto: Bill Rankin

As campanhas da Sea Shepherd Conservation Society são muitas vezes imprevisíveis, e devemos estar sempre preparados para os obstáculos e emboscadas. Assim como estavam prestes a partir de Lerwick, nas Ilhas Shetland, para lançar a campanha Operação Ilhas Ferozes, contra a matança ilegal de baleias-piloto nas Ilhas Faroé, na Dinamarca, dois funcionários do tribunal de Aberdeen chegaram ao navio da Sea Shepherd, Steve Irwin. Os funcionários entregaram à Sea Shepherd um aviso de detenção, porque a Fish & Fish, uma empresa de pesca de Malta, entrou com uma ação civil no Tribunal britânico, alegando que a Sea Shepherd havia danificado propriedades que afirmam possuir.

A Fish & Fish estão especificamente se referindo a danos que alegam terem sido feitos pela Sea Shepherd durante a pesca de atum-azul no Mediterrâneo em 2010.

A Sea Shepherd não está particularmente preocupada com o fato, porque suas ações contra as operações de pesca ilegal são tomadas somente após a obtenção de provas suficientes para provar que o alvo está funcionando ilegalmente, e acreditamos que temos provas contra a Fish & Fish e estaremos nos defendendo com base nisso. No entanto, não vamos esquecer que os processos podem ser arquivados por diversos motivos. Isto pode ter acontecido por reparação financeira, ou simplesmente porque a Sea Shepherd teve sucesso expondo as ilegalidades das operações que lucram com a destruição do atum-azul e queremos interferir em suas atividades. De qualquer forma, a Sea Shepherd está confiante de que sua defesa contra esta ação é forte.

Nesse meio tempo, um mandado para prender o navio foi convenientemente apresentado às 16h30min da tarde, na véspera de sua partida para as Ilhas Faroé, para proteger as baleias-piloto do abate.

A Sea Shepherd é capaz de enviar o navio Brigitte Bardot como planejado, mas a partida do Steve Irwin será adiada até que eles possam apresentar uma carta de fiança, que seu departamento jurídico está preparando.

Em qualquer campanha, a Sea Shepherd deve permanecer flexível e pronta para lidar com o inesperado. Este ataque jurídico pela indústria de pesca de atum irá nos atrasar, mas certamente não irá nos deter ou nos impedir de defender as baleias neste verão.

A Operação Ilhas Ferozes terá início, como programado, com a partida do Brigitte Bardot em 16 de julho, de Lerwick, nas ilhas escocesas Shetland.

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do ISSB.