Notícias

Ajude a salvar o golfinho de Maui

Pesquisa científica confirma que o impacto humano é responsável pela taxa de 94% da perda de espécies

Ajude a salvar o golfinho de Maui. Foto: Steve Dawson

O Ministério da Nova Zelândia de Indústrias Primárias e do Departamento de Conservação estão recebendo contribuições públicas para o Plano de Gestão de Ameaças para golfinho de Maui, endêmico da Nova Zelândia. O Ministério de Indústrias Primárias vai considerar todas as propostas, que depois serão analisadas, e recomendações serão elaboradas pelo ministro das Indústrias Primárias para decidir sobre medidas de proteção aos golfinhos de Maui. Este é um pedido para submissões de propostas, separado dos pedidos de proteção feitos no início deste ano. A próxima revisão será em 2017. A população com mais de um ano de idade é entre 55-79 e cerca de 20-25 fêmeas reprodutoras restantes. Houve uma taxa de perda de espécies de 94%, a partir de estimativas da população levantadas em 1970.

O golfinho de Maui, Cephalorynchus hectori maui, só vive na costa oeste do norte da Nova Zelândia e é uma sub-espécie de golfinho do Hector, Cephaloryhnchus hectori hectori, que é encontrado no sul da ilha. Embora visualmente semelhantes, pesquisas científicas determinaram a espécie de Maui como uma sub-espécie em 2002, devido a diferenças na geografia e mitocôndrias.

Na natureza, estes golfinhos vivem até 22 anos de idade e em um ambiente ideal eles vão começar a procriar com cerca de 7 anos de idade, nascendo um filhote a cada 2-6 anos. O habitat do golfinho de Maui é nos arredores do litoral, até o contorno de 100 metros de profundidade, embora eles viajem mais afastados da costa durante a alimentação de inverno, ao longo da coluna de água. Dentro de sua gama de habitats costeiros, pesquisas mostraram estarem presentes nos Portos Kaipara e Manukau.

O declínio desta espécie foi documentada por várias universidades, departamentos governamentais e ministérios, com impactos induzidos pelo homem como a principal causa. A revisão do Plano de Gestão de Ameaças considera que as atividades relacionadas com a pesca, como o emaranhamento em redes de nylon e filamentos de arrasto, respondem por 95% da mortalidade, com os restantes 5% devido a pesquisas sísmicas, poluição, mineração e doença. A revisão estima uma probabilidade de 95,7% de queda, ainda maior nos próximos cinco anos, a uma taxa de 7,6% a cada ano. A população de golfinhos de Maui é estimada para ser capaz de sustentar uma morte por 10 -23 anos, e devido a atividades humanas relacionadas, cinco foram registradas no ano passado.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) lista o golfinho de Maui como criticamente em perigo, e enfrenta um alto risco de extinção. A Nova Zelândia lista o golfinho de Maui como conservação dependente. No início deste ano, uma fase de apresentação pública para oferecer melhor proteção para o golfinho de Maui resultou na proibição temporária de redes de pesca no sul de New Plymouth, uma medida inadequada por abranger uma pequena área.

Em julho, o Comitê Científico da Comissão Internacional da Baleia instou a Nova Zelândia a tomar medidas imediatas para prevenir uma extinção iminente. Em setembro, 576 membros do Congresso Mundial de Conservação da IUCN votaram esmagadoramente a favor de um movimento para impedir a extinção do golfinho de Maui, o golfinho mais raro do mundo. Houve dois votos contra do movimento – da Nova Zelândia.

A investigação científica tem determinado o tempo, causa e efeito do declínio da população de golfinhos de Maui, e ficou comprovado que santuários de mamíferos marinhos no contexto da Nova Zelândia podem ajudar na recuperação de espécies. O objetivo do Plano de Gestão de Ameaças é identificar as ameaças atuais e implementar estratégias que reduzam os impactos induzidos pelo homem sobre o golfinho de Maui. Estamos observando e documentando a extinção do golfinho de Maui. Certifique-se de que você é um dos muitos que agir para deter isso.

Por favor, envie propostas para MauiTMP@mpi.govt.nz

Por favor, mencione as seguintes medidas de precaução em suas propostas:

Relacionadas com a pesca medidas propostas pelo Plano de Gestão de Ameaças:

  • Proibir redes de arrasto até o contorno de profundidade de 100 metros da faixa de habitat total
  • Proteção integral no Kaipara e Portos Manukau
  • Proteção entre o Norte e Sul da Ilha

Medidas relacionadas com as propostas pelo Departamento de Conservação:

  • Estender santuários mamíferos marinhos na costa oeste norte da Ilha
  • Estender restrições de pesquisas sísmicas em Santuários de mamíferos marinhos
  • Estender restrições de mineração do mar

E sim, por favor, assine a petição no Change.orgwww.change.org/petitions/save-maui-s-dolphins-now

Golfinho de Hector. Foto: Steve Dawson

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil