Destaque, Notícias

Acordo Binacional da Rota da Baleia Franca é assinado em Imbé RS

Por Rodrigo Marques, Coordenador Núcleo RS

Na última quarta-feira (25), o Instituto Sea Shepherd Brasil esteve presente na assinatura do Acordo Binacional da Rota da Baleia Franca entre o município de Imbé, no litoral do RS, e a cidade uruguaia de Punta Del Este.  O termo foi assinado pelo prefeito do município, Pierre Emerim, e pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente de Punta Del Este, Alberto Herber.

Momento da assinatura. Foto: Luiz Falconi.

Os objetivos principais da Rota da Baleia Franca são promover o turismo responsável na região e desenvolve-la como ferramenta de conservação costeiro marinha. As baixas temporadas representam um declínio no turismo nas cidades litorâneas fazendo com que reflita na comunidade e no comércio local. Desta forma, o ISSB entende a importância desse acordo e apoia a iniciativa, pois tem a consciência do beneficio que este acordo proporcionará à comunidade e, principalmente, à conservação de cetáceos e vida marinha em geral.

Foto: Luiz Falconi.

Claudia do ISSB e Rodrigo da OCC. Foto: Rodrigo Marques.

Ainda existe muito trabalho a ser desenvolvido e o ISSB estará à disposição, auxiliando no que for preciso durante o processo e somando forças em prol dos cetáceos.

Nossos sinceros agradecimentos a Prefeitura do Municipio de Imbé, ao Rodrigo Garcia Pingaro da Organización para La Conservación de Cetáceos (OCC – Uruguai) e a Thiago Nóbrega Lisboa do Projeto Baleias do Rio Grande do Sul pelo convite.