Notícias, Operação Ondas Limpas

Ação e conscientização no aniversário de Curitiba

Voluntários na frente de pilha de lixo segurando bandeira da Sea Shepherd

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, completou 328 anos no último dia 29 de março. Para celebrar a data, a Sea Shepherd comemorou com o que melhor representa os nossos valores: ação.

Sob a monitoração da coordenadora do núcleo do Paraná, Amália Pereira e seguindo os protocolos de higiene e cuidados individuais tanto contra o Aedes Aegypti, quanto à COVID-19, os voluntários Lucas Bettega e Guilherme Pereira se uniram para a realização da segunda ação de limpeza do Bosque no Jardim Pinheiros, em Santa Felicidade.

O bosque abriga um córrego que vem sendo poluído pelo lixo descartado às suas margens e que, consequentemente, aumenta a poluição dos sistemas de água da região até finalmente chegar ao oceano.

Apesar do crescimento dos números relacionados à COVID-19, pode-se perceber que os cidadãos continuam a descuidar das práticas de higiene no que diz respeito às áreas públicas da cidade. Esse descuido resulta no acúmulo excessivo de resíduos no local e também impossibilita que a ação seja realizada em uma única. O lixo encontrado na mata e ao redor do leito do rio é de um volume espantoso e dos mais diversos tipos.

Na ação, os voluntários recolheram:

Pilhas, uma grande quantidade de plásticos diversos, sacolas, latas de conserva já enferrujadas, latas de cerveja, garrafas plásticas, garrafas de vidro, galão térmico, velas, 16m de cerca elétrica, roupas, potes plásticos, 1 varal enferrujado, sacos plásticos de lixo 100l com possíveis cadáveres de animais, 2 lâmpadas frias e 2 máscaras de proteção.

Voluntários recolhendo lixo

Assista ao vídeo para ver como foi a iniciativa:

Em um percurso de cerca de 100m, percorrido em 2 horas, foram retirados 120kg de resíduos que definitivamente não deveriam estar ali. O lixo presente no local acumulava água parada e já apresentava focos de mosquitos. Após a ação, foi realizado o descarte correto do lixo e placas educativas foram colocadas no local com a finalidade de chamar a atenção da população e convidá-la à reflexão sobre a importância de preservas nossas matas e nascentes.

O ecossistema do bosque e toda a natureza agradecem aos voluntários pela iniciativa.

Veja mais fotos da ação:

Suas ações e escolhas diárias são a maneira mais eficiente de proteger o oceano.

Para voluntariar-se à Sea Shepherd e ajudar em nossas atividades em terra e mar, acesse aqui.

Doe para ajudar nas limpezas, resgate de fauna e comunidades que necessitam de assistência.