Notícias

A paleontóloga Drª. Louise Leakey manifesta seu apoio à Sea Shepherd

Drª. Louise Leakey. Foto: Sea Shepherd

A paleontóloga Drª. Louise Leakey, e membro do Conselho de Administração da Sea Shepherd Conservation Society, fala sobre sua crescente preocupação com o péssimo estado dos oceanos e da vida selvagem marinha. Junto com o fundador da Sea Shepherd, o Capitão Paul Watson, e outros membros estimados da comunidade científica, a Drª. Leakey acredita que as espécies estão profundamente interligadas e dependem da existência de populações de baleias saudáveis, e uma vez prejudicadas, toda a espécie humana e animal estará em problemas. “Os seres humanos estão explorando os oceanos bem acima das nossas possibilidades e vamos ver o fim da espécie como resultado da negligência humana. A menos que possamos garantir a sobrevivência de espécies de longa data dentro de nossos oceanos, vamos nos encontrar em um grande problema”, disse a Drª. Leakey.

A Drª. Leakey se juntou à Sea Shepherd em 2006, para emprestar sua expertise científica para alertar o público sobre a crescente desconexão com o mundo natural, mas recentemente passou a expressar mais seus pontos de vista em face do ataque implacável aos nossos oceanos. A Drª. Leakey refere-se à Sea Shepherd como um grupo de “pessoas muito dedicadas que buscam chamar a atenção do mundo para a situação dos oceanos”. Nativa do Quênia e membro ativo da família histórica de paleontologia Leakey, da África Oriental, a Drª. Leakey viu em primeira mão os efeitos devastadores da caça ilegal, mesmo nos santuários internacionais designados. “É absolutamente imperativo que nós não confiemos apenas aos governos para realmente proteger (os santuários) – eles não estão fazendo um bom trabalho nisto. Se os santuários não são defendidos pelas nações que os criam, precisamos de Sea Shepherds lá fora, para dizer: ‘Não!’ … Precisamos de guardiões para a natureza”.

A Drª. Leakey é a primeira de vários conselheiros científicos da Sea Shepherd a aparecer em uma série de vídeos e declarações, apresentando cientistas em apoio aos esforços da organização para defender e proteger a fauna marinha, incluindo baleias, golfinhos e tubarões. Além de seu envolvimento com a Sea Shepherd, a Drª. Leakey atualmente dirige o Projeto de Pesquisa Koobi Fora, o programa principal por trás de alguns das mais notáveis ​​descobertas de fósseis de hominídeos das últimas duas décadas.

O Conselho Consultivo da Sea Shepherd inclui companheiros da Drª. Leakey de dentro da comunidade científica, como o respeitado cientista sobre a pesca, Dr. Sidney Holt, o primatologista Birute Galdikas, e a cientista ecológica, Drª. Deborah Brosnan. O Conselho também possui uma lista de pesos pesados ​​de ambientalistas de Hollywood, como Pierce Brosnan, Martin Sheen, Sam Simon e John Paul DeJoria.

Assista ao vídeo (em inglês, com legendas em espanhol), onde a Drª. Louise Leakey discute o seu apoio para a Sea Shepherd e a necessidade de proteger a fauna marinha.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7gVpSLc7NnI[/youtube]

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil