Notícias

Vamos fazer um grande mutirão em casa no Dia Mundial da Limpeza

A meta é superar 3 mil itens recolhidos no dia 19 de setembro

No Dia Mundial da Limpeza, 19 de setembro, a Sea Shepherd Brasil e a iniciativa Limpa Brasil farão uma grande mobilização de recolha do lixo nas casas e ruas. O objetivo é ir além do resultado alcançado no esquenta em agosto, quando nossos voluntários destinaram corretamente quase 3 mil itens somente nas cidades de Ilhabela e Arujá (SP), Curitiba e Florianópolis.

Neste ano, devido à Covid-19, o Dia Mundial de Limpeza será uma mobilização em casa, por meio de ações individuais ou em família, para evitar aglomerações. É uma oportunidade para protegermos o meio ambiente em pequenos atos que fazem muita diferença.

Para participar, os voluntários devem se cadastrar no site do Limpa Brasil. 

Lixo coletado

Mutirão na sua casa

Voluntária segurando bitucas

Há muitas coisas que os voluntários podem fazer individualmente ou em família no Dia Mundial da Limpeza:

  • Mutirão de eliminação do Foco de Dengue
  • Doação de roupas
  • Limpeza de arquivos desnecessários em dispositivos digitais
  • Separação dos resíduos (recicláveis, compostos e rejeitos)
  • Coleta de óleo
  • Coleta de resíduos eletrônicos
  • Horta e compostagem
  • Reaproveitamento de alimentos
  • Revitalização de espaços
  • Descarte de remédios vencidos em farmácias
  • Ações de bem-estar emocional, como meditação, esporte, yoga, leitura, dança.

O problema do lixo

No mundo, anualmente são jogados nos oceanos mais de 8 milhões de toneladas de lixo. Mais de 1,3 bilhões de toneladas são produzidas ao ano.

No Brasil, apenas 1% a 3% é enviado para a coleta seletiva. Somos o terceiro maior produtor de resíduos no mundo! O lixo domiciliar representa 54% do todo volume gerado no país e metade das cidades brasileiras ainda despejam a céu aberto. Em 2019, mais de 10 toneladas de resíduos e mais de 25 mil bitucas de cigarro foram despejadas em nossas praias.

Como podemos mudar esta realidade?

A Sea Shepherd desenvolve campanhas para mitigar os impactos do lixo no mar e nos rios. Todos os anos, são retiradas toneladas de detritos pelos nossos voluntários no Brasil e mundo. Aqui no país, a campanha Ondas Limpas faz mutirão de limpeza em seis estados com a ajuda de voluntários.

Lixo coletado

A segurança de todos

Durante a ação, os voluntários devem se manter em distanciamento social e usar luvas, máscara, álcool em gel para a segurança.

Usar a camisa Sea Shepherd Brasil é importante. Vamos registrar o mutirão e publicar nas redes sociais marcando a @seashepherdbrasil e com as hashtags: #EuCuidoDoMeuQuadrado, #OndasLimpas e #SeaShepherd.

Outra recomendação é calcular e pesar o lixo recolhido para avisar ao coordenador da região. Assim podemos contabilizar o resultado e termos certeza de que superamos a meta!

Dia: 19/09/2020
Onde: na sua casa
Inscrições: www.limpabrasil.org/cadastro-voluntarios 

Conheça o Sea Shop e Ajude a Sea Shepherd