TRABALHE NA SEA SHEPHERD BRASIL
Vaga de voluntariado: Mídia (em campo)
Mídia - Vaga em campo
1 vaga
Área: Mídia
Tipo: Voluntariado em campo
Disponibilidade: Mínimo de 21 dias de 22/09 a 05/11 (45 dias aproximadamente) – selecionar disponibilidade no formulário
O PROJETO: OPERAÇÃO EMERGÊNCIA AMAZÔNIA 2025
A Sea Shepherd Brasil atua no coração da Amazônia para proteger peixes-boi e botos ameaçados pela caça ilegal, pelas secas extremas e pelas mudanças climáticas. Essas espécies são verdadeiras sentinelas de uma Amazônia viva — sua presença garante o equilíbrio de um dos ecossistemas mais biodiversos do planeta.
Desde 2021, realizamos expedições de monitoramento, ações emergenciais durante os períodos de seca extrema, e programas de sensibilização e educação ambiental junto a comunidades ribeirinhas. Agora, pelo terceiro ano consecutivo, nos preparamos para enfrentar mais uma seca, que agrava ainda mais a vulnerabilidade desses mamíferos. Nos últimos dois anos, cerca de 200 mamíferos aquáticos foram encontrados mortos na região de Coari, no Amazonas. A maioria foi vítima de estresse térmico, armadilhas de caçadores e da ausência de fiscalização efetiva.
A Sea Shepherd Brasil planeja estar monitorando um dos pontos críticos para esses mamíferos durante a seca. Nossa equipe planeja estar em campo durante este período, a partir de 22 de setembro de 2025, permanecendo no mínimo 30 dias, e o máximo de 60 dias. É possível que este ano a seca não afete estes animais como aconteceu em 2024, mas não podemos arriscar. Faremos operações de monitoramento desses golfinhos, e de peixes-bois, diariamente neste período.
Você estará na base da Operação, em uma casa compartilhada na cidade de Coari, no Amazonas, e fará parte de uma equipe com coordenadores, biólogos, veterinários, e chefe de cozinha para alimentação de todos. Seus dias de atividades serão intensos, e além de seu cargo, suas funções também incluirão a manutenção geral da limpeza e cuidados da casa, eventuais compras e atividades de logística para manter a campanha harmoniosa e funcional. Conforme política da Sea Shepherd Brasil, toda a alimentação e consumo durante todo o período da operação será 100% à base de plantas, sem nenhum item de origem animal. Todo participante precisará obter seguro de vida válido para o período e assinar os contratos para a operação.
POSIÇÃO: Mídia
Atuará no campo registrando toda operação, incluindo atividades de investigação e patrulha, assim como a seleção do material e envio do conteúdo para mídia Sea Shepherd Brasil. Sua contribuição se estenderá para outras funções além das citadas acima, pois esta é uma operação enxuta, dinâmica e em constante transformação.
RESPONSABILIDADES (PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES)
- Registrar em fotos e vídeos todos os acontecimentos da operação.
- Monitorar as atividades no lago nos períodos diurnos e noturnos para identificação de possíveis atividades ilegais.
- Pilotar drone e captar fotos e vídeos aéreos.
- Produzir conteúdo para os canais digitais, especialmente redes sociais e site, de acordo com as tendências e melhores práticas para cada canal, seguindo as estratégias de engajamento definidas em conjunto com o time de mídia da SSB.
- Responsável pela mídia da ação em constante alinhamento com equipe de mídia nacional.
- Selecionar fotos e vídeos, e desenvolver b-rolls para enviar aos responsáveis de mídia.
- Realizar tratamento de imagens e edição de vídeo, quando necessário, antes de enviar para equipe de mídia nacional, seguindo nosso style guide e protocolos de mídia da Sea Shepherd Brasil.
- Planejar formas dinâmicas de captar imagens e de contar a dinâmica do dia a dia da equipe em campo.
- Promover lives das atividades e do dia a dia da equipe.
- Seguir as diretrizes de armazenamento de mídia em discos rígidos a serem entregues à Sea Shepherd Brasil.
- Desejável apoiar no desenvolvimento de release de imprensa junto ao responsável de assessoria de imprensa do time nacional em eventos noticiáveis (Ex:. grandes eventos, encontro com animais marinhos em estresse ou mortos, limpezas atípicas, denúncias, entre outros)
- Desejável escrever artigos de blog e conteúdo de mídia social que contam sobre a evolução do projeto e eventos noticiáveis (mais abaixo)
HABILIDADES/ COMPETÊNCIAS/EQUIPAMENTO
- Visão holística no desenvolvimento da operação, proativamente auxiliando nos pontos necessários.
- Autonomia para desenvolver materiais de maneira independente, se atentando aos detalhes e alinhamento com posicionamento e propósito da organização e da operação em questão
- Muita organização no armazenamento de mídia, seguindo os protocolos pré estabelecidos pela organização
- Compromisso com prazos, constante comunicação com time de mídia nacional e constante atualização de conteúdo para uso em site e rede social
- Bastante atenção aos detalhes, sendo capaz de conferir e corrigir minúcias
- Também contribuir na parte investigativa e científica da ação conforme solicitado
- Produzir relatórios investigativos quando solicitado
- Realizar tarefas do dia a dia e auxiliar em tarefas além de sua descrição para o melhor sucesso da operação
EXPERIÊNCIA DESEJADA
- Obrigatória: ter experiência com equipamentos de captura (fotografia/ e ou videografia).
- Obrigatória: Ter familiaridade com a entrega de conteúdo em canais de redes sociais.
- Obrigatória: Entender sobre edição, finalização e tratamento de imagens e áudio.
- Altamente desejável: ter experiência com drones
- Altamente desejável: possuir equipamento próprio
- Desejável: ter boa escrita e experiência jornalística/ desenvolvimento de texto (fotojornalismo será um diferencial)
- Desejável: Experiência com trabalho voluntário em campo.
ATRIBUTOS PESSOAIS REQUERIDOS
- Preparo físico e mental para uma atividade intensa, desafiadora em alguns momentos, e de alta e constante demanda;
- Paixão pela causa da conservação e proteção dos animais;
- Resiliência e senso de adaptação para entregar o máximo de soluções a partir do que está disponível a você;
- Ser compreensivo, paciente e adaptável, e ter bom humor, para enfrentamento de todos os tipos de intempéries que possam acontecer na operação. É necessário ter jogo de cintura e proatividade para o sucesso da operação e da missão como um todo;
- Ajudar a resolver os problemas que surgirem sem reclamar ou jogar contra – este é um projeto nunca antes feito e portanto, precisamos de pessoas com a mente de pioneiros e desbravadores;
- Habilidade de navegação, do estratégico ao técnico, e da concepção à execução, sem perder qualidade de trabalho;
- Empatia com quem tem diferentes jornadas e visões de mundo, colocando-se no lugar do outro para compreender suas limitações e dores;
- Ser uma voz alinhada, representando a Sea Shepherd Brasil e parceiros científicos da campanha a todo o tempo;
- Sede de conhecimento e de aventura;
- Muita vontade de colocar a mão na massa para contribuir com a preservação da fauna aquática amazônica.
Importante: a vaga é para trabalho voluntário
SOBRE A SEA SHEPHERD BRASIL
A Sea Shepherd Brasil é uma organização sem fins lucrativos de proteção à vida marinha, fundada em 1999, pelo Capitão Paul Watson, também fundador do Greenpeace, e da Sea Shepherd Conservation Society em 1977.
Desde as menores criaturas até os gigantes do mar, nossas campanhas defendem baleias, golfinhos, focas, tubarões, pinguins, tartarugas, peixes e aves aquáticas de diversas ameaças, como a pesca ilegal, a pesca excessiva e a destruição de ecossistemas aquáticos.
Agimos de maneira direta no combate a crimes ambientais no oceano, usando táticas inovadoras para investigar, documentar e expor atividades ilegais. Além disso, atuamos em cooperação com as agências responsáveis pela aplicação das leis de conservação.
A Sea Shepherd Brasil atua contra a poluição marinha, contra a pesca ilegal não reportada e não documentada, contra o comércio de tubarões e raias para consumo, a favor de um ambiente seguro para baleias e pela conservação de botos da Amazônia, dentre outras atividades. Para isso, realizamos campanhas de sensibilização pública, limpezas de praia e subaquáticas, desenvolvimento de programas educativos para diversos públicos e pesquisa científica em parceria com especialistas nacionais.
Esta é uma operação que exige muito de seu voluntariado. Tenha a certeza de que estará 100% comprometido com a missão e suas atividades, muitas vezes intensas.‘Não aceitamos inscrições de fracos, chorões, reclamões e amantes de colchão.’ – Capitão Paul Watson
TEM INTERESSE?
Preencha este formulário e anexe seu currículo e carta de interesse até 20 de julho de 2025.
Tem dúvidas? Entre em contato com [email protected]