TRABALHE NA SEA SHEPHERD BRASIL
Vaga de voluntariado: Mídia
POSIÇÃO: Mídia
Vaga de voluntariado em campo
Área: Operações
Tipo: Voluntariado
Disponibilidade: 15 dias (mínimo)
Atuará no campo registrando toda operação, assim como a seleção do material e envio do conteúdo para mídia Sea Shepherd Brasil. Sua contribuição se estenderá para outras funções além das citadas acima, pois esta é uma operação enxuta, dinâmica e em constante transformação.
O PROJETO: OPERAÇÃO BOTO DA AMAZÔNIA 2024
Em 2023, a Amazônia enfrentou uma grande crise climática. Os botos de rio, em particular, se encontraram em grande ameaça, com 330 animais encontrados mortos. Diante dessa crise, a Sea Shepherd Brasil (SSB) se uniu a outras instituições e ICMBio oferecendo recursos, veterinários, biólogos e muita dedicação para dar todo apoio necessário a esses animais.
Os botos da Amazônia (boto-vermelho e boto-tucuxi) estão em grande risco de extinção. Estima-se que a população desses animais reduz pela metade a cada 10 anos. Dentre outros fatores, a pesca acessória desses golfinhos, e intencional para uso de sua carne como isca na pesca da piracatinga, ilegal no Brasil, contribuem com esse resultado. A seca severa do ano passado, apresentou uma nova e talvez mais perigosa ameaça a esses animais.
Neste ano, os rios não chegaram a recuperar seus volumes e, já começaram a baixar novamente. A Sea Shepherd Brasil planeja estar monitorando um dos pontos críticos para esses mamíferos, antes que uma emergência seja declarada. Nossa equipe planeja estar em campo durante este período de seca, a partir de 22 de setembro de 2024, permanecendo no mínimo 30 dias, e o máximo de 60 dias. É possível que este ano a seca não afete estes animais como aconteceu em 2023, mas não podemos arriscar. Faremos operações de monitoramento desses golfinhos, e de peixes-bois, quase diariamente neste período.
Você estará na base da Operação, em uma casa compartilhada na cidade de Coari, no Amazonas, e fará parte de uma equipe com coordenadores, biólogos, veterinários, e chefe de cozinha para alimentação de todos. Seus dias de atividades serão intensos, e além de seu cargo, suas funções também incluirão a manutenção geral da limpeza e cuidados da casa, eventuais compras e atividades de logística para manter a campanha harmoniosa e funcional. Conforme política da Sea Shepherd Brasil, toda a alimentação e consumo durante todo o período da operação será 100% à base de plantas, sem nenhum item de origem animal. Todo participante precisará obter seguro de vida válido para o período.
RESPONSABILIDADES (PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES)
- Registrar em fotos e vídeos todos os acontecimentos da operação.
- Produzir conteúdo para os canais digitais, especialmente redes sociais e site, de acordo com as tendências e melhores práticas para cada canal, seguindo as estratégias de engajamento definidas em conjunto com o time de mídia da SSB.
- Responsável pela mídia da ação em constante alinhamento com equipe de mídia nacional.
- Selecionar fotos e vídeos, e desenvolver b-rolls para enviar aos responsáveis de mídia.
- Pilotar drone e captar fotos e vídeos aéreos.
- Realizar tratamento de imagens e edição de vídeo, quando necessário, antes de enviar para equipe de mídia nacional, seguindo nosso style guide e protocolos de mídia da Sea Shepherd Brasil.
- Planejar formas dinâmicas de captar imagens e de contar a dinâmica do dia a dia da equipe em campo.
- Promover lives das atividades e do dia a dia da equipe.
- Seguir as diretrizes de armazenamento de mídia em discos rígidos a serem entregues à Sea Shepherd Brasil.
- Desejável apoiar no desenvolvimento de release de imprensa junto ao responsável de assessoria de imprensa do time nacional em eventos noticiáveis (Ex:. grandes eventos, encontro com animais marinhos em estresse ou mortos, limpezas atípicas, denúncias, entre outros)
- Desejável escrever artigos de blog e conteúdo de mídia social que contam sobre a evolução do projeto e eventos noticiáveis (mais abaixo)
HABILIDADES/ COMPETÊNCIAS
- Visão holística no desenvolvimento da operação, proativamente auxiliando nos pontos necessários.
- Autonomia para desenvolver materiais de maneira independente, se atentando aos detalhes e alinhamento com posicionamento e propósito da organização e da operação em questão
- Muita organização no armazenamento de mídia, seguindo os protocolos pré estabelecidos pela organização
- Compromisso com prazos, constante comunicação com time de mídia nacional e constante atualização de conteúdo para uso em site e rede social
- Bastante atenção aos detalhes, sendo capaz de conferir e corrigir minúcias
- Também contribuir na parte científica e limpezas da ação conforme solicitado
- Realizar tarefas do dia a dia da operação e do barco e auxiliar em tarefas além de sua descrição para o melhor sucesso da operação
EXPERIÊNCIA DESEJADA
- Obrigatória: ter experiência com equipamentos de captura (fotografia/ e ou videografia)
- Obrigatória: Ter familiaridade com entrega de conteúdo em canais de redes sociais
- Obrigatória: Entender sobre edição, finalização e tratamento de imagens e áudio.
- Altamente desejável: ter experiência com drones
- Altamente desejável: possuir equipamento próprio
- Desejável: ter boa escrita e experiência jornalística/ desenvolvimento de texto (fotojornalismo será um diferencial)
- Desejável: Experiência com trabalho voluntário.
ATRIBUTOS PESSOAIS REQUERIDOS
- Preparo físico e mental para uma atividade intensa, desafiadora em momentos, e de alta e constante demanda
- Paixão pela causa da conservação e proteção dos animais aquáticos;
- Resiliência e senso de adaptação para entregar o máximo de soluções a partir do que está disponível a você;
- Ser compreensivo, paciente e adaptável e com bom humor, para todos os tipos de intempéries que possam acontecer na operação. É necessário ter jogo de cintura e proatividade para o sucesso da operação e da missão da ONG como um todo;
- Ajudar a resolver os problemas que surgem, sem reclamar ou jogar contra – este é um projeto nunca antes feito, precisamos de mente de pioneiros e desbravadores;
- Ter a habilidade de navegar do estratégico ao técnico, da concepção à execução com destreza e sem perder qualidade de trabalho;
- Empatia com quem tem diferentes visões de mundo e jornadas, se colocando sempre nos lugar do outro para entender de fato suas dores;
- Ser uma voz alinhada com a ONG, representando a Sea Shepherd Brasil na campanha a todo tempo;
- Muita vontade de colocar a mão na massa para contribuir com a preservação da Amazônia!
Importante: a vaga é para trabalho voluntário
SOBRE A SEA SHEPHERD BRASIL
A Sea Shepherd Brasil é uma organização sem fins lucrativos de proteção à vida marinha, fundada em 1999, pelo Capitão Paul Watson, também fundador do Greenpeace, e da Sea Shepherd Conservation Society em 1977.
Desde as menores criaturas até os gigantes do mar, nossas campanhas defendem baleias, golfinhos, focas, tubarões, pinguins, tartarugas, peixes e aves aquáticas de diversas ameaças, como a pesca ilegal, a pesca excessiva e a destruição de ecossistemas aquáticos.
Agimos de maneira direta no combate a crimes ambientais no oceano, usando táticas inovadoras para investigar, documentar e expor atividades ilegais. Além disso, atuamos em cooperação com as agências responsáveis pela aplicação das leis de conservação.
A Sea Shepherd Brasil atua contra a poluição marinha, contra a pesca ilegal não reportada e não documentada, contra o comércio de tubarões e raias para consumo, a favor de um ambiente seguro para baleias e pela conservação dos botos da Amazônia, dentre outras atividades. Para isso, realizamos campanhas de sensibilização pública, limpezas de praia e subaquáticas, desenvolvimento de programas educativos para diversos públicos e pesquisa científica em parceria com especialistas nacionais.
A Sea Shepherd Brasil está na Amazônia desde 2021 para a implementação de um estudo de longo prazo de monitoramento da população dos botos e tucuxis em parceria com o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), referência no estudo destes cetáceos fluviais. Esta campanha tem como objetivos aprofundar o conhecimento da saúde das espécies para promover a sua conservação, monitorar e combater as ameaças às espécies, disseminar conhecimento a partir de engajamento educacional com comunidades locais, e expandir a conscientização sobre a preservação destas espécies para o Brasil e o mundo. Em 2023 enfrentamos a pior seca da Amazônia junto a outras instituições, oferecendo recursos, veterinários, biólogos e muita dedicação para dar todo apoio necessário a estes animais na crise.
TEM INTERESSE?
Preencha este formulário e anexe seu currículo e carta de interesse
Datas referentes à seleção:
- Inscrições abertas: a partir de 23 de Agosto
- Resposta para inscritos: Até 14 de Setembro
- Recrutamento: recorrente – não avisaremos aos não escolhidos pois podem ser chamados durante o andamento da operação
- Período na operação: Mínimo de 15 dias entre 23/09/24 à 30/11/24 (selecionar disponibilidade no formulário)