Notícias

Um ano depois de tragédia, óleo ainda tem impacto grave no litoral do Nordeste

Peixe morto em petróleo

Há exatamente 1 ano, a notícia do maior derramamento de óleo na história do país chocava os brasileiros.

Passados 12 meses, ainda pouco se sabe sobre a origem da gigantesca mancha de petróleo, que atingiu cerca de 270 praias em 9 estados do Nordeste e 2 do Sudeste. Mais de 2.350 quilômetros de costa foram afetados, 1.200 dos quais são manguezais ou recifes de coral, santuários de fauna marinha extremamente vulneráveis. O arquipélago de Abrolhos, área com maior biodiversidade marinha de todo o Oceano Atlântico Sul, também foi atingido pelos resíduos altamente tóxicos.

As autoridades brasileiras, que foram lentas na resposta de controle, ainda não encontraram a causa nem puniram nenhum responsável pela tragédia. A marinha brasileira finalizou as investigações sem apontar culpados ou a origem exata do desastre.

Tudo que se sabe é que, segundo inquérito, o petróleo surgiu a uma distância de 700 km da costa brasileira e trafegou submerso por 40 dias. A investigação apontou que o óleo seria de origem venezuelana, mas isso não significa que ele tenha sido lançado por navios ou empresas daquele país.

Este desastre ambiental sem precedentes matou animais marinhos e prejudicou milhares de pessoas e comunidades costeiras. Foi o trabalho dos voluntários, que retiraram petróleo cru das praias e resgataram animais coletivamente, que fez a diferença. Graças a eles, que se mobilizaram apesar dos riscos que a limpeza de óleo traz a saúde, algumas vidas puderam ser poupadas.

A Sea Shepherd esteve engajada no apoio aos voluntários e enviou doações em dinheiro para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para organizações e civis que trabalharam nas praias do Nordeste. A Sea Shepherd Brasil agradece aos parceiros que atuaram na ponta Recife sem Lixo, Xô Plástico e Salve Maracaípe, que hoje também trabalha junto na campanha Salve Mar, de monitoramento dos recifes de corais de Ipojuca, Pernambuco.

Doe para ajudar nas limpezas, resgate de fauna e comunidades que necessitam de assistência.

Doe para ajudar nas limpezas, resgate de fauna e comunidades que necessitam de assistência.