Diário de Bordo:

Expedição Ondas Limpas na Estrada

14 de Agosto - Capitão Caio Rodriguez

Acordamos cedo e começamos os preparativos para seguir viagem, antes de sair conhecemos um jovem surfista que participava do campeonato de surf e uma família argentina que viajava em seu motorhome. A viagem passou muito rápido, fomos ouvindo uma playlist criada por todos os tripulantes, e foi muito divertido tentar advinhas quem havia selecionado a música que tocava. Desembarcamos no mirante da Praia Brava de Guaecá, e ficamos todos maravilhados com a vista, mas não pudemos seguir a trilha devido às chuvas. Adiamos a pesquisa nessa praia e seguimos para a Praia Toque Toque Grande embaixo de um forte sol, por sorte, Felipe havia preparado uma super vitamina que nos manteve hidratados durante a pesquisa. Alguns locais nos comunicaram que a trilha da Praia Brava de Guaecá estava interditada, informamos o nosso coordenador técnico Juan, que fez a alteração no nosso itinerário.

13 de Agosto - Capitão Caio Rodriguez

Dia de folga. Passamos a manhã no Guardião, enquanto Lucas se preparava para desembarcar. Lucas é uma pessoa sensacional, sempre tratou o seu trabalho com muita seriedade e me ensinou muito enquanto estivemos juntos. Antes que partisse, Nikole chegou, e foi muito bom ter os dois a bordos juntos. Nos reunimos em volta da mesa e relembramos histórias antes de nos despedimos de Lucas. Aproveitamos o resto do dia para descansar, caminhar na praia e assistir a um campeonato de surf que estava acontecendo no local.

12 de Agosto - Capitão Caio Rodriguez

O dia amanheceu ensolarado, e após o café da manhã partimos rumo a Praia da Boracéia, no canto norte. Devido à passagem do ciclone no Brasil e as altas marés, trabalhamos em uma faixa de areia pequena para o tamanho da praia. Na volta ao camping aproveitamos a luz do dia para organizar o Guardião da Costa, alguns lavaram suas roupas da trilha do dia anterior, enquanto Sergio e Jota faziam juntos a limpeza das placas solares. Aproveitamos para lavar roupas de cama e deixar tudo pronto para a chegada da Nikole no dia seguinte. Passamos uma grande parte da noite batendo papo e já nos despedindo do nosso querido cientista Lucas, fomos todos dormir após uma noite muito agradável de muita conversa e risadas. 

11 de Agosto - Capitão Caio Rodriguez

O dia começou cedo, ainda nos adaptando à saída da Capitã Mara e do fotógrafo Amorelli, ambos fizeram com que a minha adaptação nessa jornada fosse a melhor possível. Fizemos uma longa trilha para chegar até a Praia do Camburi, atravessamos duas praias e muitos desafios no caminho, até cruzamos com um camping que leva o nome de nossa Capitã Mara, o que nos rendeu boas risadas. Depois de uma longa trilha chegamos na praia e conseguimos repor as energias com o lanche feito pelo Chef Felipe. Todos ficaram impressionados com a força do mar, e logo começamos a pesquisa, pois a chuva estava chegando. No retorno a chuva nos encontrou, mas fomos recompensados pela lasanha inesquecível que o Felipe preparou e por fim, recebemos o fotógrafo Sérgio Espada a bordo.

10 de Agosto - Capitã Mara Oliveira:

Hoje desembarco temporariamente da minha casa sobre rodas e nos despedimos do fotógrafo Lucas Amorelli. Desde o dia anterior só se falava nisso aqui no Guardião, a nossa despedida foi cheia de emoção. Foi muito bom estarmos juntos! Uma equipe unida, profissional, divertida e com a promessa de se rencontrar no futuro. Daqui eu sigo para Ilhabela e retorno no início de setembro. Boas vindas ao novo Capitão Caio, que cuidará das pesquisas e do nosso querido Guardião.

9 de Agosto - Capitã Mara Oliveira:

Dia de mutirão com a Odontoprev na Praia de São Lourenço, junto com a Escola Estadual Maria Cecilia. Um sucesso! O mutirão reuniu mais de 100 pessoas, e juntos retiramos mais de 60kg de lixo em uma praia aparentemente limpa. Recebemos os colaboradores da Odontoprev no Guardião para o famoso tour e em seguida visitamos a Escola Jardim São Lourenço, em uma linda troca com 50 alunos e professores.

8 de Agosto - Capitã Mara Oliveira:

Saímos cedinho de Boracéia para Bertioga, na Riviera de São Lourenço, local do nosso próximo campo. O campo foi concluído com sucesso, apesar dos imprevistos e desafios que surgiram pelo caminho.

7 de Agosto - Capitã Mara Oliveira:

Mais um dia incrível e cheio: Encontro com voluntários de São Paulo, batismo do nosso ônibus e chegada de um novo tripulante! Felipe Alves se juntou ao grupo para uma jornada de 3 meses à frente da cozinha, ele está super empolgado com o desafio e nós ansiosos pelos novos sabores. No encontro rolou um grande bate-papo sobre as oportunidades que a Sea Shepherd tem no Brasil, almoço vegano e tour pelo ônibus. E claro, após votação nas redes sociais, batizamos o nosso ônibus, bem-vindo Guardião da Costa! No final da tarde seguimos viagem, sentido Boracéia.

6 de Agosto - Capitã Mara Oliveira:

Encontro time, que dia! Foi muito bom rever amigos ambientalistas da Sea Shepherd e conhecer as novas carinhas do time. O dia foi ainda mais especial por termos em nossa mesa o Capitão Paul Watson (virtual), a Carolina Castro e a Nathalie Gil, que nos enriqueceu com dinâmicas de autoconhecimento de si e do outro. O Capitão permaneceu por mais de 1 hora ao vivo, nos ouvindo e respondendo perguntas do grupo. Inspirador!!

4 e 5 de Agosto - Capitã Mara Oliveira:

Aqui em São Paulo nossa parada é estratégica para manutenções técnicas no ônibus, reabastecer a depensa, receber novos voluntários e nos reunirmos com o restante do time da Sea Shepherd Brasil. O dia começou com melhorias no painel solar, otimizando o nosso consumo de energia, e depois, faxina! Também nos encontramos com o pessoal do Pimp My Carroça, iniciativa de reciclagem em SP, e do Projeto Siri, que transforma lixo em placas para diversos fins, como as do estacionamento que paramos. Um dia de muita arte, cultura, empreendedorismo e vontade de mudança.

3 de Agosto - Capitã Mara Oliveira:

Hoje nos encontramos com Ricardo Recicilha (destinação dos recicláveis) e Tatiane da Flow/Poiato, foi um troca de muito aprendizado sobre logística reversa, criatividade e cidadania aplicados na transformação dos resíduos que produzimos. Entregamos ao Ricardo mais de 26kg de resíduos coletados que serão transformados em novos materiais, e entregamos para a Tatiane as bitucas, para que se transformem em celulose pelo procedimento criado dentro da Universidade de Brasília. Depois seguimos viagem para São Paulo, onde chegamos ao anoitecer, e estacionamos no mesmo lugar que outras iniciativas de reciclagem, como os amigos da Pimp My Carroça.

02 de Agosto - Capitã Mara Oliveira:

Com suas histórias de ser um porto ilegal de transporte de escravizados no passado, a Praia dos Castelhanos é uma praia turística e de difícil acesso. O percurso todo tem 13 km e fizemos de 4×4, cruzando cachoeiras e bicas em uma floresta escura e tropical, realmente mágico! A praia em si, de areia fina, teve poucos resíduos, pois as correntes carregam o lixo para outra praia, a Caveira. Podemos dizer que foi a praia mais limpa da expedição, até agora.

01 de Agosto - Capitã Mara Oliveira:

Dia de folga! Hoje a tripulação teve um dia ao ar livre e em contato com o mar. Fizemos mergulho livre no berçário marinho da Ilha das Cabras, com a companhia de tartarugas, e almoçamos na casa da capitã Mara Oliveira. Conhecemos o ponto de observação das baleias Jubarte no sul de Ilhabela, no bairro Borrifos, ponto inicial da nossa Campanha Borrifos.

31 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Dia de Mutirão subaquática no píer da Vila!  Logo cedo a equipe de filmagem do Profissão Repórter nos acordou para a gravação, foram 5 mergulhadores e 8 voluntários em terra que ajudaram a realizar a ação. Tiramos 60 kg de resíduos, entre eles, artigos de pesca e garrafas. Apesar do mar turvo, a ação foi concluída com sucesso e em parceria com a Narwhall mergulhos, que cedeu os cilindros e equipamentos para os coordenadores e mídias da expedição.

30 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Hoje foi dia de tour no Ônibus Ondas Limpas na 49ª Semana de Vela de Ilhabela. Logo cedo já levamos o ônibus para o centro histórico de Ilhabela, pronto para um dia de engajamento social.

29 de Julho: Praia 68/300 - Capitã Mara Oliveira:

O campo de hoje foi na Praia do Perequê, uma praia central de Ilhabela com características morfológicas peculiares: está dentro do canal de São Sebastião e possui um manguezal que corta as montanhas. Na praia há também um píer de carga e descarca de passageiros, vários bares à beira mar e um espaço do Instituto Baleia Jubarte. Recebemos a visita da nossa diretora executiva, Nathalie Gil, para o final de semana, que por sinal será recheado de eventos. A noite, e ao sabor dos ventos que sopravam na Vila Histórica, toda a tripulação foi prestigiar a palestra da Nathalie na 49ª Semana da Vela de Ilhabela, falando sobre a Sea Shepherd e o plástico.

28 de Julho: Praia 67/300 - Capitã Mara Oliveira:

Finalmente chegou o dia de irmos para Ilhabela, cidade onde tenho residência e um verdadeiro paraíso tropical no estado de São Paulo. São 350 mil km² com mais de 365 cachoeiras e dezenas de praias, coberta pela Mata Atlântica protegida pelo Parque Estadual do Arquipélago de Ilhabela. O campo ocorreu na Praia do Jabaquara, no extremo norte do arquipélago, e só conseguimos chegar de 4×4. A praia é um pedacinho do céu com águas verde esmeralda e um riacho de água doce em sua extremidade, onde a tripulação aproveitou para se refrescar ao final da pesquisa. Mais tarde nos reunimos com o coordenador técnico Juan para rever a metodologia, em seguida fizemos um piquenique com a companhia ilustre dos borrachudos.

27 de Julho: Praia 66/300 - Capitã Mara Oliveira:

A praia de hoje foi muito diferente das outras. Chegamos na Praia do Sangava de barco e a primeira coisa que chamou a atenção foi a visão privilegiada da baía de São Vicente, onde era possível ver as praias das pesquisas anteriores. Uma perspectiva muito interessante! A areia dessa praia era lindíssima, vermelho dourado, e bem mais grossa do que as anteriores, tão grossa que não passava pelas nossas peneiras, então tivemos que mudar um pouco o método de separação do plástico da areia. Despejamos a amostra de areia no balde com água e recolhemos os plásticos que boiavam com as mãos e pinças. Retornamos para Santos de chatinha e fomos para a cidade de Ilhabela para uma agenda de encontros, pesquisa e tours.

26 de Julho: Praia 65/300 - Capitã Mara Oliveira:

Hoje o campo foi do outro lado do Morro do Japuí, na Praia do Forte em Praia Grande. Foi uma ótima praia para as pesquisas, com zona de amortecimento de 200m de cada lado. Hoje também recebemos o próximo Capitão, Caio Rodriguez, que está se integrando no dia-a-dia da tripulação, e juntos fizemos uma live.

25 de Julho: Praia 64/300 - Capitã Mara Oliveira:

Também conhecida como Praia das Vacas, o campo de hoje foi na Praia Paranapuã. Essa praia fica próxima à Ponte Pênsil, possui cerca de 600m de extensão, está localizada na encosta do Morro do Japuí, em frente à Ilha Porchat e também é protegida pelo Parque Estadual Xixová Japuí. Encontramos muitas aves, como trinta-réis, uma cobra típica do lugar tomando sol no costão rochoso, uma carta de amor presa em uma árvore e muito resíduo, alguns inusitados. Além dos resíduos convencionais como pellets, pinos e roupas, encontramos uma cama, pedaços de computador e de materiais domésticos! Ao final desse campo curioso, nos encontramos com a Gestora do Parque Estadual e com caciques da tribo indígena residente, descendentes dos Guaranis Mbya.

24 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Hoje foi um dia merecido de folga! Apresentamos o nosso projeto para a cidade de Santos e fomos muito bem recebidos em um show musical promovido pela Prefeitura em parceria com a Unesco. Alguns tripulantes foram ao show e outros ficaram descansando. E que bonita a arquitetura portuguesa centenária do centro de Santos!

23 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Mais um sabadão de mutirão e engajamento social, desta vez com os colaboradores da Salesforce. O local escolhido foi a Praia José Menino, que fica na divisa com São Vicente e abriga um emissário. A praia também tem muita atividade esportiva e nos rendeu um ótimo mutirão. Um dia de mutirão não está completo sem um tour pelo ônibus, e os convidados adoraram!

22 de Julho: Praia 63/300 - Capitã Mara Oliveira:

O dia amanheceu com neblina e até a balsa de Santos fechou. Aos poucos o sol foi dando lugar à neblina e tivemos um dia de muita educação ambiental! Nosso mutirão no Iate Clube de Santos foi muito especial por causa da participação dos alunos da vela. Saímos em caiaques e pequenos barcos para retirar o lixo dos arredores do Iate Clube. Em terra, fizemos um tour pelo ônibus, explicamos a proposta da expedição e os convidados saíram maravilhados. À tarde seguimos para a Praia de Pitangueiras para o próximo campo de pesquisa. A praia estava movimentada, o que dificultou um pouco o nosso trabalho, mas foi concluído com sucesso.

21 de Julho: Praia 62/300 - Capitã Mara Oliveira:

Que dia agradável! Hoje o campo foi na Praia Itaquitanduva Xixová Japuí em  São Vicente.  Fomos recebidos pela Diretora e pelos Guardas do Parque Estadual Xixová Japuí que nos guiaram pela trilha no meio da Mata Atlântica até a linda praia. Essa praia é bastante importante para a nossa pesquisa pois é isolada e protegida pelo Parque Estadual. É uma praia frequentada por surfistas atraídos pelas ondas, mas elas também trazem muito lixo à costa. Estimamos que os resíduos são trazidos do Porto de Santos e do manguezal pelas marés e correntes. Mas infelizmente foi uma das praias mais poluídas que já passamos na expedição, ficamos espantados com a quantidade e pinos de drogas e pellets.

20 de Julho: Praia 61/300 - Capitã Mara Oliveira:

O caminho até Santos foi turbulento e chegamos tarde da noite, mas com o raiar do sol, já começamos o dia. Pela manhã fizemos um mutirão de limpeza na Praia do Boqueirão com a Odontoprev, o evento foi ótimo e muito especial. Recebemos a mídia local (TV Bandeirantes e TV Santa Cecília), com transmissões ao vivo da apresentação do Ônibus Ondas Limpas, o Secretário do Meio Ambiente de Santos e a Produtora Brasileira. Movimentamos a cidade junto dos colaboradores da Odontoprev! Fizemos um tour pelo ônibus, com direito a lojinha e lanche. É sempre divertido e uma ótima oportunidade para compartilhar a nossa missão. No final do dia nos despedimos da voluntária Nikole.

19 de Julho: Praia 60/300 - Capitã Mara Oliveira:

Mais um dia de pesquisa científica! O campo de hoje foi em Monguagá, na Praia do Centro. Essa praia de areia média a fina, mesmo em um dia nublado,  estava cheia de pessoas, animais domésticos e aves. Nos rendeu boas fotos no mar acizentado.

18 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Hoje foi nosso dia de folga das atividades de pesquisa e aproveitamos para colocar alguns trabalhos em dia: a cientista Vitória catalogou nosso estoque de camisetas e produtos, o fotógrafo Amorelli organizou as fotos de ontem e eu trabalhei pelo computador, atualizando o roteiro das atividades de pesquisa e providenciando a autorização para a nossa entrada no Parque Xixová Japuí em São Vicente. Acertamos a entrada do novo cozinheiro Felipe, que embarca no dia 07/08 em SP.

Antes da visita do próximo capitão, Caio Rodriguez, fizemos uma limpeza na nossa casa sobre rodas e preparamos um lanche delicioso: Caponata Ondas Limpas com Borrifos Bread.

17 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

O primeiro campo do dia foi em Peruíbe, na Praia Central. Recebemos alguns curiosos na porta do ônibus, muito interessados no que fazíamos e quem éramos. Estacionamos o ônibus de frente para o mar, e ao longe era possível ver a Ilha da Queimada. Essa ilha é icônica por causa das serpentes muito peçonhentas e endêmicas que vivem lá. Com seu veneno muito potente, essas serpentes conseguem instantaneamente abater as aves que comem. Por ser pouco visitado, o local é ótimo para mergulho autônomo, sendo possível encontrar lindas raias. Mas infelizmente, é um lugar que sofre muito com a pesca predatória. 

No segundo campo do dia, fomos para Itanhaém, na Praia da Saudade. Essa praia foi especialmente selecionada pelo nosso coordenador técnico, Juan Pablo Torres-Florez, por causa do braço de rio que deságua no mar, com ocorrência intensa de fluxo de maré.

Ao final do dia alguns imprevistos surgiram e ao invés de irmos para São Vicente, fomos para Santos. Atrasamos um bocado para dormir, mas amanhã teremos folga para compensar.

16 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

O campo na Praia do Araçá foi ótimo, apresentou as mesmas características do campo na Praia João Januário. Abastecemos o ônibus e seguimos viagem para Juréia, no caminho tivemos de aguardar a maré virar para poder entrar na balsa, mas chegamos com sucesso. 

Após alguns desafios para se instalar no camping, fizemos uma sessão de cinema ao cair da noite, assistimos “Sea of Shadows”. O filme foi muito impactante para a tripulação, conversamos bastante sobre a operação da Sea Shepherd no Mar de Cortez e o fotógrafo Amorelli compartilhou as experiências que teve a bordo do JPD.

 

15 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Hoje o campo foi na praia da Juréia, ocorreu tudo bem, e em seguida seguimos na estrada para pernoitar em Peruíbe. Também foi aniversário da voluntária e cientista Vitória, e claro, fizemos uma comemoração. A festa foi toda vegana, com bolo de chocolate, Borrifos Bread, doces e brigadeiro vegano. Feliz aniversário, Vitória!

14 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Após as 6 horas de viagem de Paranaguá até Ilha Comprida, chegamos com um desafio novo: extrema interferência de modificação da orla, bem de frente ao nosso camping. A orla estava repleta de lixo, entulho e pedras, colocados pela prefeitura para “conter” a maré que invadia a pista da orla. Já não havia restinga e as árvores da orla foram arrancadas pelo mar. Alguns moradores locais nos contaram que esta obra da prefeitura foi embargada pelo IBAMA. 

Informei ao cientista Lucas, do IOUSP, sobre a situação do local e ele nos indicou outro ponto de coleta de dados, com menos interferência antrópica, 10 km para frente daquele predeterminado.

 

13 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Chegamos em Paranaguá e passamos a noite em um hotel, uma ótima oportunidade para esticar as pernas e tomar um banho relaxante. Pela manhã nos despedimos da tripulante Monize Larios, que ficou conosco por 30 dias, e recebemos uma nova tripulante, a Vitória Oliveira, que fará parte da equipe de ciência.

Após a pesquisa de campo no centro de Paranaguá, abastecemos a despensa do ônibus, e seguimos para Ilha Comprida, uma viagem longa de 6 horas e com pouco sinal de internet.

12 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Após a nossa passagem pela Ilha do Mel, fazendo muita pesquisa, mutirão de limpeza e captação de imagens de lixo em áreas remotas, seguimos de volta ao continente, seguindo viagem. 

Visitamos a cooperativa AMCORESPP em Barra Velha para deixar 29 kg de resíduos coletados. Foi um momento de muito aprendizado para toda a tripulação, pudemos ver como o trabalho é feito, quantas famílias dependem da cooperativa, quais materiais são transformados e muito mais. Entrevistamos o tesoureiro da cooperativa, Felipe, e com ele descobrimos que alguns materiais são mais valiosos do que outros, por exemplo, as garrafas pet transparentes valem mais do que as coloridas. A prefeitura ajuda a cooperativa cedendo caminhões de coleta, esteiras,  prensas para coleta e triagem do material.

Dentro do ônibus, a cientista Monize fez uma linda arte em pintura na porta interna do ônibus, uma graciosa baleia jubarte no estilo tribal, em posição de saudação ao sol.

11 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Hoje tivemos que correr para nos mantermos no cronograma, então fizemos dois campos de pesquisa: um na Praia do Leste e outro na Praia Matinhos. E o dia foi cheio, tivemos a despedida da Nikole, nossa querida cientista que esteve a bordo por 2 meses, quanta emoção. Fico feliz de ver os voluntários saindo felizes, e até querendo ficar, porque tiveram boas experiências a bordo. Espero que a passagem da Nikole pelo Ondas Limpas na Estrada a ajude nos estudos e na vida profissional.

10 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Eu e a Amália fizemos uma caminhada ecológica pela Mata Atlântica, a trilha passou pela Gruta, Praia das Encantadas e Praia Brasília. A manhã foi muito bonita, com bastante exercício físico, cultura e conhecimentos compartilhados pela guia Raquel. De tarde alugamos um barco para que o fotógrafo Amorelli pudesse registrar a imensa quantidade de resíudos que encontramos em locais remotos da Ilha do Mel e da Reserva Ecológica do Parque Estadual. Eram garrafas (nacionais e internacionais), petrechos de pesca, galões, peças de computador e muito mais.

9 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Hoje foi dia de mutirão de limpeza! Retiramos 22.280 quilogramas de plástico e petrechos de pesca aqui na Ilha do Mel. Em frente ao píer, no trapiche, a visibilidade da ação era ótima e atraiu visitantes para a tenda. De tarde fizemos campo de pesquisa na Praia do Farol, e para chegar lá tivemos que pegar um barco e caminhar na trilha de 1,5km, mas o esforço valeu a pena, o lugar era lindo e selvagem. A Amália entrevistou o índio Amani, uma personalidade local que cuida das praias e manguezais, retirando e transformando o lixo que encontra. De noite a equipe saiu para comemorar a boa interação entre os tripulantes antigos e novos e um dia ótimo de trabalho. Boas vibrações e alegria tomou conta do grupo.

8 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Chegamos em Pontal do Sul no Paraná e já fizemos uma pequena limpeza de praia com a Amália Pereira. Os resíduos removidos da praia foram coletados pela prefeitura local, que enviou um caminhão especialmente para nós. Embarcou hoje um novo tripulante (bem-vindo Lucas Alvarez!), ele irá compor a equipe de ciência no lugar da Nikole, que logo mais se despedirá da expedição. Pela tarde nos arrumamos para ir de barco até a Ilha do Mel, por lá nos hospedamos em uma pousada e descansamos para o próximo dia de trabalho.

7 de Julho - Capitã Mara Oliveira:

Hoje conhecemos a Amália Pereira, nossa facilitadora aqui no Paraná. Amália nos contou sobre a importânica da restinga e compartilhou seu testemunho da degradação dos ambientes naturais ao longo de 30 anos. Após a instalação de um porto próximo de sua casa, ela percebeu um aumento de lixo na praia e destruição da restinga. Felizmente, ela conseguiu reverter o impacto negativo e se orgulha por ter muita vegetação em frente da sua casa. Ela observa seus vizinhos tendo muitos problemas, se deixassem a restinga crescer, provavelmente suas casas seriam mais seguras contra a ação do mar.

APOIO

Apoio: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
Apoio: Yattó Logística Reversa
Apoio: Unicoba
Apoio: Mobimax Solar

PARCERIA CIENTÍFICA

USP - Instituto de Ensinos Avançados da Universidade de São Paulo - Instituto Oceanográfico - Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano

Junte-se a nós

Ajude-nos a proteger o oceano e a vida marinha!