Notícias, Operação Ondas Limpas

Operação Ondas Limpas no Paraná

No último sábado (01/02) foi realizada a primeira limpeza de praia de 2020 do núcleo Paraná, como parte da Operação #OndasLimpas da Sea Shepherd Brasil.

A ação, que ocorreu no Balneário Brejatuba no município de Guaratuba, teve duração de 3 horas e contou com a presença de 9 voluntários. Diferentemente das últimas limpezas realizadas pelo núcleo, a quantidade de lixo encontrada na praia foi surpreendentemente baixa. Isso se deve provavelmente ao fato de estar havendo recolhimento do lixo das praias pela prefeitura do município por um período de alta temporada de veraneio.

Foi recolhido da praia um total de 10 kg de resíduos, sendo majoritariamente de microlixo – tipo de resíduos de pequenas dimensões indetectável pelos meios de recolhimento de lixo convencional e formado a partir da degradação de resíduos maiores. Após o recolhimentos dos resíduos, os mesmos passaram por uma triagem.

O que surpreendeu foi o número de bitucas de cigarro encontrada em apenas um balneário e para a proporção de lixo que foi recolhida nesta ação. Foi retirado da areia e da restinga um total de 1101 bitucas, o que reforça a necessidade de serem feitas ações que busquem a conscientização da população a respeito do descarte adequado do lixo, até mesmo destes de pequenas dimensões.

Doe para ajudar na Operação Ondas Limpas

Doe para ajudar nas Ações de Educação Ambiental

#SeaShepherd #OndasLimpas #LixoZero #ConsumoConsciente #MudeSeusHábitos #BitucaNãoéSemente