CONSELHO CONSULTIVO DA SEA SHEPHERD BRASIL

A Sea Shepherd Brasil conta com um time de profissionais como parte de seu Conselho Consultivo, para o assessoramento da Diretoria Executiva do Instituto Sea Shepherd Brasil no que tange aos assuntos de caráter estratégico para a execução do objeto social e missão institucional da organização.

Carolina Castro

Carolina Castro

Presidente do Conselho Deliberativo da Sea Shepherd Brasil

Carolina Castro é veterana de campanhas da Sea Shepherd, participando de inúmeras campanhas de conservação dos oceanos no mundo todo. Desde a proteção de baleias na Antártica até a investigação do tráfico de barbatanas de tubarão nas ilhas remotas do Pacífico Sul, Carolina tem estado na linha de frente, lutando por algumas das espécies marinhas mais vulneráveis.

Ao longo dos anos, Carolina serviu à Sea Shepherd em diversas capacidades. Ela foi produtora dos programas de TV Whale Wars e Ocean Warriors e foi líder da campanha da Operação Virus Hunter – a campanha da Sea Shepherd para proteger o salmão selvagem no Canadá, e da Operação Milagro – maior campanha da Sea Shepherd no momento, que visa prevenir a extinção do mamífero marinho mais ameaçado do mundo, a vaquita marinha do México.

Sem imagem

Dietrich Fuhrken Batista

Parcerias, consultoria legal e organizacional

Dietrich é brasileiro e alemão, nascido em Vitória-ES. Hoje está entre Armação de Búzios e Paris. Possui currículo escolar na Suíça e Bélgica e foi formado em medicina na Universidade de Aachen, Alemanha. Foi responsável pela revenda e distribuição dos produtos da Apple de 1985 a 1998, e também com foco na editoração eletrônica, educação, universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento. Foi sócio da Editora Mergulhar de 1986 a 1990 e desde 2006 é administrador das operações do Cirque du Soleil no Brasil.

Paulo de Castro

Paulo de Castro

Gestão de influenciadores, comunicação institucional, parceria com empresas

Paulo de Castro é DJ, Designer e produtor cultural, Paulo de Castro estudou Desenho Industrial na UniverCidade, iniciou sua carreira profissional em 2001 produzindo filmes de surf à frente da marca QUE! Life Style. Conquistou prêmio de melhor documentário de surf ESPN Brasil, foi três vezes melhor filme de surf pela revista Fluir e fundou sua própria agência de design e web em 2005 atendendo marcas de surfwear, onde teve seu primeiro contato com a área de marketing. Criou a primeira revista virtual de surf em 2007, que logo foi incorporada ao grupo Waves (maior grupo de mídia do segmento no brasil). Em 2010 deu uma guinada 360° em sua carreira quando começou a se dedicar à música. Como DJ Zeh Pretim tocou nas principais festas do Brasil, abriu shows internacionais como Snoop Dogg e Flo-Rida, foi uma das atrações do preview Lollapallooza e Rock in Rio e ganhou o prêmio de Melhor DJ Pop. A carreira de DJ permitiu se aprofundar em cultura – foi padrinho do Red Bull Favela Beats, produtor de eventos como Adidas Do Over, Prêmio Multishow entre outros grandes eventos do eixo Rio e Sp.

Sócio fundador da cerveja Praya, à frente da comunicação e marketing, é o responsável pela criação e direção da comunicação da marca.

Nathalie Gil

Nathalie Gil

Diretora Executiva da Sea Shepherd Brasil

Nathalie Gil é formada em Marketing, Ciências Sociais, Filosofia e Desenvolvimento Internacional. Comunicadora e pesquisadora por profissão, trabalhou com grandes corporações e marcas internacionais no Brasil por 6 anos, e na Europa por mais de 10 anos, e desde 2019 direciona seu expertise para o terceiro setor, após se engajar como parte da tripulação de um dos navios da Sea Shepherd.

Atualmente é Diretora Executiva da Sea Shepherd Brasil.

Gui Torniero

Gui Torniero

Conhecimento digital, de captação e de novos públicos

Gui Torniero é um publicitário e empreendedor paulistano. Formado em comunicação e marketing na ESPM, iniciou sua carreira em eventos, mas logo ingressou no mercado corporativo atuando nas áreas de marketing digital e vendas de empresas de tecnologia. Foi trainee e gerente de contas da Microsoft e passou pelas empresas AOL e Verizon até o momento atual, no qual ocupa a posição de executivo de vendas no Facebook Brasil – focando na digitalização e crescimento das indústrias de subscriptions e telecom.

Entusiasta de arte, música e natureza, sempre esteve ligado ao empreendedorismo e geração de boas ideias. Investe e participa em consultorias para start-ups e possui projetos pessoais, como o Gaia Natural (@gaianaturalgourmet), restaurante saudável localizado em São Paulo e a Casa Vista (@casavista), uma instalação artística permanente disponível para hospedagem no Airbnb.

Marcos Zwarowski

Marcos Swarowsky

Estratégia de arrecadação, parcerias com empresas, tecnologia

Marcos Swarowsky é paulista, formado em administração pela FGV. Atual diretor geral da Deezer para América do Sul, tem grande experiência em digital business e tecnologia. Recentemente gerenciou a América do Sul para o Grupo Expedia. Entre 2015 e 2017 foi diretor geral para a AOL no Brasil. Antes disso, atuou na Microsoft por mais de 15 anos no Brasil e nos EUA, onde comandou a operação da Microsoft Advertising & Online. De 2013 a 2015 foi vice-presidente do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) onde colaborou para o desenvolvimento do mercado de mídia digital no Brasil.

Velejador e ciclista, Marcos (e sua família) são apaixonados pelo meio ambiente e em especial pelo oceano.

Marcelo Salazar

Marcelo Salazar

Especialista no terceiro setor, operacional de campanhas e trabalho com comunidades

Marcelo Salazar é formado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal de São Carlos. Durante a gradução, se voluntariou para apoiar o desenvolvimento de comunidades tradicionais no Rio Madeira, na Floresta Amazônica. Trabalhou por alguns anos em São Paulo em uma empresa de desenvolvimento de softwares financeiros, usando terno e gravata para tentar ganhar dinheiro – e ganhou. Então fundou uma empresa para vender castanhas e foi parar em Londres e Berlim em meados de 2005. A empresa faliu e ele perdeu todo o dinheiro. Aprendeu muito com isso, se envolveu em projetos de pesquisa e consultoria em negócios e tecnologia para produtos de processamento florestal, em colaboração com pessoas da Berlin Technical University, London School of Economics e a ONG brasileira NAPRA.

Foi então, em 2007, que ele conheceu algumas pessoas do Instituto Socioambiental e se mudou para Altamira, às margens do Rio Xingu, onde vive hoje. Hoje divide seu tempo entre o ISA e a Health in Harmony.

Rafael Marin

Ricardo Marin

Parcerias com empresas e fundos de investimento financeiro

Ricardo Marin, após anos trabalhando em cargos tradicionais, foi voluntário-tripulante no MY Steve Irwin durante a campanha Reef Defense pela Sea Shepherd Global na Austrália. Hoje é gestor de carteira de investimentos pela Itaú Asset Management e recentemente seguiu na carreira de empreendedor, como co-fundador da Evolat/ Naveia.

Carolina Castro

Carolina Castro

Presidente do Conselho Deliberativo da Sea Shepherd Brasil

Carolina Castro é veterana de campanhas da Sea Shepherd, participando de inúmeras campanhas de conservação dos oceanos no mundo todo. Desde a proteção de baleias na Antártica até a investigação do tráfico de barbatanas de tubarão nas ilhas remotas do Pacífico Sul, Carolina tem estado na linha de frente, lutando por algumas das espécies marinhas mais vulneráveis.

Ao longo dos anos, Carolina serviu a Sea Shepherd em diversas capacidades. Ela foi produtora dos programas de TV Whale Wars e Ocean Warriors e foi líder da campanha da Operação Virus Hunter – a campanha da Sea Shepherd para proteger o salmão selvagem no Canadá, e da Operação Milagro – maior campanha da Sea Shepherd no momento, que visa prevenir a extinção do mamífero marinho mais ameaçado do mundo, a vaquita marinha do México.

Em 2019, Carolina retornou ao Brasil, para restabelecer e desenvolver a Sea Shepherd Brasil. Sob sua liderança, a Sea Shepherd Brasil estabeleceu três campanhas e está aumentando sua presença para defender, conservar e proteger a costa do maior país da América Latina.

Sem imagem

Dietrich Fuhrken Batista

Parcerias, consultoria legal e organizacional

Dietrich é brasileiro e alemão, nascido em Vitória-ES, e hoje está entre Armação de Búzios e Paris. Possui currículo escolar na Suíça e Bélgica e foi formado em medicina na universidade de Aachen, Alemanha. Foi responsável pela revenda e distribuição dos produtos da Apple de 1985 a 1998, e também com foco na editoração eletrônica, educação, universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento. Foi sócio da Editora Mergulhar de 1986 a 1990, e desde 2006 é administrador das operações do Cirque du Soleil no Brasil.

Gui Torniero

Gui Torniero

Conhecimento digital, de captação e de novos públicos

Gui Torniero é um publicitário e empreendedor paulistano. Formado em comunicação e marketing na ESPM, iniciou sua carreira em eventos, mas logo ingressou no mercado corporativo atuando nas áreas de marketing digital e vendas de empresas de tecnologia. Foi trainee e gerente de contas da Microsoft e passou pelas empresas AOL e Verizon até o momento atual, no qual ocupa a posição de executivo de vendas no Facebook Brasil – focando na digitalização e crescimento das indústrias de subscriptions e telecom.


Entusiasta de arte, música e natureza, sempre esteve ligado ao empreendedorismo e geração de boas ideias. Investe e participa em consultorias para start-ups e possui projetos pessoais, como o Gaia Natural (@gaianaturalgourmet), restaurante saudável localizado em São Paulo e a Casa Vista (@casavista), uma instalação artística permanente disponível para hospedagem no Airbnb.

Marcos Zwarowski

Marcos Swarowsky

Estratégia de arrecadação, parcerias com empresas, tecnologia

Marcos Swarowsky é paulista, formado em administração pela FGV. Atual diretor geral da Deezer para América do Sul, tem grande experiência em digital business e tecnologia. Recentemente gerenciou a América do Sul para o Grupo Expedia. Entre 2015 e 2017 foi diretor geral para a AOL no Brasil. Antes disso, atuou na Microsoft por mais de 15 anos no Brasil e nos EUA, onde comandou a operação da Microsoft Advertising & Online. De 2013 a 2015 foi vice-presidente do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) onde colaborou para o desenvolvimento do mercado de mídia digital no Brasil.

Velejador e ciclista, Marcos (e sua família) são apaixonados pelo meio ambiente e em especial pelo oceano.

Marcelo Salazar

Marcelo Salazar

Especialista no terceiro setor, operacional de campanhas e trabalho com comunidades

Marcelo Salazar é formado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal de São Carlos. Durante a gradução, se voluntariou para apoiar o desenvolvimento de comunidades tradicionais no Rio Madeira, na Floresta Amazônica. Trabalhou por alguns anos em São Paulo em uma empresa de desenvolvimento de softwares financeiros, usando terno e gravata para tentar ganhar dinheiro – e ganhou. Então fundou uma empresa para vender castanhas e foi parar em Londres e Berlim em meados de 2005. A empresa faliu e ele perdeu todo o dinheiro. Aprendeu muito com isso, se envolveu em projetos de pesquisa e consultoria em negócios e tecnologia para produtos de processamento florestal, em colaboração com pessoas da Berlin Technical University, London School of Economics e a ONG brasileira NAPRA.

Foi então, em 2007, que ele conheceu algumas pessoas do Instituto Socioambiental e se mudou para Altamira, às margens do Rio Xingu, onde vive hoje. Hoje divide seu tempo entre o ISA e a Health in Harmony.

Nathalie Gil

Nathalie Gil

Diretora Executiva da Sea Shepherd Brasil

Nathalie Gil é formada em Marketing, Ciências Sociais, Filosofia e Desenvolvimento Internacional. Comunicadora e pesquisadora por profissão, trabalhou com grandes corporações e marcas internacionais no Brasil por 6 anos, e na Europa por mais de 10 anos, e desde 2019 direciona seu expertise para o terceiro setor, após se engajar como parte da tripulação de um dos navios da Sea Shepherd.

Atualmente é Diretora Executiva da Sea Shepherd Brasil.

Paulo de Castro

Paulo de Castro

Gestão de influenciadores, comunicação institucional, parceria com empresas

Paulo de Castro é DJ, Designer e produtor cultural, Paulo de Castro estudou Desenho Industrial na UniverCidade, iniciou sua carreira profissional em 2001 produzindo filmes de surf a frente da marca QUE! Life Style, conquistou prêmio de melhor documentário de surf ESPN Brasil, foi três vezes melhor filme de surf pela revista Fluir, fundou sua própria agência de design e web em 2005 atendendo marcas de surfwear onde teve seu primeiro contato com a área de marketing, criou a primeira revista virtual de surf em 2007 que logo foi incorporada ao grupo Waves (maior grupo de mídia do segmento no brasil). Em 2010 deu uma guinada 360° em sua carreira quando começou a se dedicar à música. Como DJ Zeh Pretim, tocou nas principais festas do brasil, abriu shows internacionais como Snoop Dogg, Flo-Rida, foi uma das atrações do preview Lollapallooza, Rock in Rio e ganhou o prêmio de Melhor DJ Pop. A carreira de dj permitiu se aprofundar em cultura, foi padrinho do Red Bull Favela Beats, produtor de eventos como Adidas Do Over, Prêmio Multishow entre outros grandes eventos do eixo Rio e Sp. Sócio fundador da cerveja Praya, a frente da comunicação e marketing, é o responsável pela criação e direção da comunicação da marca.

Rafael Marin

Ricardo Marin

Parcerias com empresas e fundos de investimento financeiro

Ricardo Marin, após anos trabalhando em cargos tradicionais, foi voluntário-tripulante no MY Steve Irwin durante a campanha Reef Defense pela Sea Shepherd Global na Australia. Hoje é gestor de carteira de investimentos pela Itaú Asset Management e recentemente seguiu na carreira de empreendedor, como co-fundador da Evolat/ Naveia.