CAMPANHA BORRIFOS

Campanha de monitoramento de baleias Jubarte na costa de Ilhabela.

A Sea Shepherd vem monitorando o aparecimento das baleias Jubarte na região de Borrifos, em Ilhabela, SP,  junto a parceiros locais. As avistagens na migração, de maio a setembro, ocorrem cada vez mais cedo e em maior quantidade já registrada a cada ano. Em 2019 foram mais de 366 registros de Jubartes de acordo com o  VIVA Instituto Verde Azul, que possui ponto fixo de avistamento de cetáceos no local.

Esta nova rota de migração concorre com o trânsito de petroleiros, poluição sonora e interação com embarcações de recreio e redes ilegais de espera e cerco nas costeiras. Além de auxiliar nos avistamentos, a Sea Shepherd intercepta via rádio barcos próximos aos avistamentos e monitora a área em procura de redes de pesca ilegais para reportar às autoridades do local.

As baleias jubarte já estiveram muito ameaçadas no passado devido à caça industrial e chegaram a menos de 600 indivíduos na década de 1960.
Em 2014, graças a muitos esforços, a espécie saiu da lista de animais marinhos ameaçados de extinção. De 1000 indivíduos na década de 90 hoje aumentou para 20mil em nosso mar brasileiro – os dados são coletados na migração anual para Abrolhos (litoral sul da Bahia) durante os meses de Junho a Setembro.
Destacamos que a Sea Shepherd defende as baleias há mais de 40 anos e que o sucesso das nossas campanhas (no oceano antártico contra os caçadores ilegais) viu que todo o esforço foi compensado com a proibição da caça.
Hoje vemos novas rotas de migração e aumento da população. Várias instituições aprimoram ano após ano os seus serviços de colaboração na proteção destes gigantes e todos podem ajudar. A conservação e estudos desses animais marinhos devem continuar em águas tropicais do Atlântico Sul, região tão pouco estudada no cenário mundial.

A Campanha Borrifos é um projeto com marco zero em Ilhabela,
litoral norte de São Paulo e tem como objetivo:

  •  Divulgar as observações, registros, fotos e vídeos da migração anual
    das Baleias-jubarte.
  •  Apoiar projetos locais de conservação e estudo das baleias.
  •  Monitorar interação com barcos e molestamento com medidas de
    alerta e orientações das regras de avistamento.
  •  Registrar o comportamento através das vocalizações e canto.
  •  Proteger contra redes fantasma e rede de pesca ilegais.
  •  Registrar os possíveis filhotes nascidos no Sudeste.
  •  Produzir fotos e vídeos para identificação caudal do catálogo geral.
  •  Incentivar políticas públicas de proteção e observação científica.
  •  Criar pontos de observação terrestre, para o estudo do comportamento (saltos, batidas de cauda e nadadeira, forrageio, direção e quantificar grupos ou indivíduos solitários)
  •  Denunciar ilegalidades às autoridades competentes.

Outras espécies são encontradas na região, como as Orcas que são raras,
Baleias Bryde que são comuns e Golfinhos durante o ano todo.

A área da operação está próxima ao Refúgio de Alcatrazes que é um
arquipélago com visitação pública, sendo uma Unidade de Conservação Federal gerido pelo ICMBio Alcatrazes e Marinha do Brasil.

O local ainda é selvagem com espécies que só ocorrem ali, destino certo de pesquisadores
por ser um refúgio para animais marinhos e importante rota de migração
das Baleias-jubarte.

fotos: cortesia Julio Cardoso/ Projeto Baleia à Vista

Notícias da Campanha Borrifos

Instituições fazem treinamento de desenredamento de baleias em Búzios–RJ

[EM NOTA OFICIAL DA ICMBIO] Búzios 30/06/2022 – O ICMBio através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos

Como é ser um voluntário embarcado da Sea Shepherd Brasil?

Nas redes sociais, recebemos muitas perguntas sobre como funciona a rotina dos voluntários em uma embarcação. Considerando essa curiosidade, decidimos mostrar os relatos de quem vivenciou essa experiência.

Redução da população de krill afeta baleias Jubarte

Durante saída da Campanha Borrifos, alguns indivíduos identificados apresentaram sinais de magreza A Campanha Borrifos vem atuando no Brasil desde

Redes fantasmas são coletadas em rota de migração da Jubarte

Instrumentos de pesca, que representam uma forte ameaça para a vida marinha, foram coletados durante a Campanha Borrifos Para além

Campanha Borrifos realiza ações de conscientização durante a temporada das baleias no Brasil

Todos os anos, durante o nosso inverno, recebemos ilustres visitantes em nossa costa: as baleias. Elas saem de regiões polares,

As baleias-de-bryde são observadas na costa do país

As baleias continuam a aparecer este ano, e com isso a Sea Shepherd retoma sua atividade de colaboração com organizações

Envolva-se!

Ajude-nos a Proteger os Oceanos e a Vida Marinha !