Notícias

ANIMAL PLANET TRAZ PARA O BRASIL ‘WATSON’ O DOCUMENTÁRIO PREMIADO SOBRE FUNDADOR DA SEA SHEPHERD

O documentário ‘Watson’, desenvolvido pela mesma criadora de ‘Uma Verdade Inconveniente’, conta sobre as cinco décadas da bravura e dedicação aos oceanos de Paul Watson, ativista ambientalista e fundador da Sea Shepherd.

PORTO ALEGRE – RS – No dia 19 de abril, o filme “Watson”, que conta a história do fundador da organização de conservação da vida marinha Sea Shepherd, o canadense Paul Watson, chega ao Brasil por meio da programação do canal Animal Planet.

Dirigido por Lesley Chilcott, de documentários como “Uma Verdade Inconveniente”, o filme “Watson” é qualificado pelo próprio homenageado como um bom trabalho. “Realmente cobre a minha vida – é mais do que ‘Whale Wars’. São 42 anos de campanha em prol da vida selvagem no oceano”, diz.

O documentário conta em detalhes a história do Capitão Paul Watson, que dedicou sua vida a navegar o mundo para proteger o oceano e seus habitantes.

Ele apresenta Paul Watson como ele realmente é, um tipo diferente de ambientalista que que é tipicamente visto em documentários. Em “Watson,” a diretora Lesley Chilcott – também criadora  de documentários aclamados como o ‘Uma Verdade Inconveniente’ co-criada com Al Gore – apresenta Paul Watson como um ativista marinho que justifica confronto direto em alto mar.

Watson iniciou a organização de conservação marinha Sea Shepherd em 1977. Ele cruzou os sete mares na frota marinha da Sea Shepherd, conhecida como Neptune’s Navy – ou Marinha de Netuno, a reconhecida como a maior frota marinha privada do mundo.  Ele dedicou sua vida inteira a impedir navios baleeiros, de caça ilegal e de pesca ilegal, não reportada e documentada de cometer seus atos criminais, às vezes até colocando seu próprio corpo entre os animais e os arpões. E conforme pode ser visto neste documentário urgente e cativante, este corajoso ‘eco-guerreiro’ ainda continua sendo uma das mais vitais forças no movimento de conservação ambiental. Por mais que ele tenha sido condenado, preso e colocado na lista da Interpol por seu estilo intervencionista, considerando a atual situação, seus métodos parecem ser apropriados para o nível de emergência a qual nos encontramos.

O filme biográfico de Chilcott une uma fotografia de tirar o fôlego, com as lembranças de Watson sobre sua vida e sua missão pessoal de proteger os mares. Famoso pela série “Whale Wars – Defensores das Baleias” Watson iniciou sua vida em uma vila de pescadores no Canadá, e começou sua atividade ambiental soltando castores de emboscadas, e de lá ele nunca parou; se prendendo em navios de caça de focas, se colocando na frente de arpões e jogando seus navio em navios de caça ilegal. Por mais que as imagens abaixo do mar do filme são encantadoras, elas possuem a mesma intensidade que as filmagens arrepiantes das missões de Watson e as cruéis práticas de caça e pesca perpetuada sistematicamente contra os animais marinhos até os dias de hoje.

O documentário, lançado no ano passado, já recebeu reconhecimento internacional e prêmios de respeito como a premiação da ONU ‘Issues and Solutions Award – Biodiversity’ (Prêmio para Problemas e Soluções – Biodiversidade) e o prêmio Zelda Penzel ‘Giving Voice to the Voiceless’ (Dar Voz aos Sem Voz) do Festival de Filme Internacional Hamptons.

Mais Informações

Estréia de Watson no Brasil: dia 19 de Abril na Animal Planet

Watson na mídia internacional

‘Até para os mais céticos sobre as táticas do Watson, ele é bem engajante quando descreve sua preocupação com o meio ambiente, por exemplo quando explica que vendas a curto prazo criam um incentivo para vendedores de peixe a pressionar certas espécies à extinção. O filme pode ser frustrantemente parcial ao Watson, mas não deixa de ser menos urgente’ – New York Times

‘A mensagem em Watson é amedrontadora: Humanos não podem sobreviver na Terra sem o oceano e seu sistema de suporte à vida que torna esta nave espacial habitável (seu monólogo sobre a importância do fitoplâncton é poética e sombria). “Watson” mistura sua mensagem aterrorizante com toques de esperança e triunfo; este fascinante documentário deveria ser conteúdo obrigatório para todos’. – LA Times

Sobre o documentário Watson

Watson é produzido pela Animal Planet, Participant, Terra Mater Factual Studios e Invented by Girls. O filme é dirigido pela Lesley Chilcott, produzido por Louise Runge, Lesley Chilcott, Wolfgang Knöpfler, com Jeff Skoll, Diane Weyermann, Elise Pearlstein, Walter Köhler e Dinah Czezik-Müller como produtores executivos. Conta com Logan Schneider como cinematógrafo e Christophe Beck como compositor. Pela Animal Planet, a produção foi liderada por Erin Wanner, vice presidente sênior de produção.

Sobre a Sea Shepherd

A Sea Shepherd é reconhecida globalmente como a organização mais poderosa e passional da proteção da vida marinha e dos oceanos. Estabelecida em 1977 pelo capitão Paul Watson, a organização sem fins lucrativos está na missão de defender, proteger e conservar os oceanos e a vida marinha. Ela conta com a maior marinha privada do mundo, e lidera campanhas colaborativas de ação direta ‘Pelos Oceanos’. No Brasil ela está presente desde 1998, e conta hoje com ações de ação direta de limpeza de praias, monitoramento do impacto do óleo nos oceanos e de educação ambiental para comunidades menos privilegiadas. Para mais informações sobre a Sea Shepherd Brasil e suas campanhas por aqui, por favor visite o site seashepherd.org.br. 

Sobre a Animal Planet

A Animal Planet é uma das maiores marcas da empresa de mídia Discovery. Com acesso a 360 milhões de casas em mais de 205 países e territórios, é dedicada a criar conteúdo de alta qualidade com apelo global que reflete sua missão de preservar a curiosidade e encantamento com os animais que temos desde crianças. A Animal Planet também é o canal que transmitiu a popular série premiada do Emmy® Whale Wars – Defensores das Baleias, que seguiu o capitão Watson e membros da Sea Shepherd em diversas ações de conservação a bordo de seus navios. Para mais informações, visite www.discoverybrasil.com/animal-planet.

contato: [email protected]

BR (tel): +55 11 98242 4738 /    (WhatsApp) +1 619 518 17 18