Destaque, Notícias

World Clean Up Day 2018 – Rio de Janeiro – Brasil

Praia do Leme em Copacabana – Rio de Janeiro

O dia 15 de setembro de 2018 será um dia eternizado: foi o dia em que ocorreu o World Clean Up Day 2018. Foram 6 voluntários cujo foco era limpar a área da praia do Leme/Copacabana, no Rio de Janeiro, e promover a educação ambiental. Com os materiais para coleta prontos, sendo eles sacos de pano, caixas de papelão e luvas, foi dado início ao projeto.

Com a tenda armada, o início dos trabalhos começou com a educação ambiental

À beira do calçadão do Rio de Janeiro, os voluntários falaram às pessoas sobre a importância de salvar os oceanos.

Cada voluntário se espalhou para poder abranger uma área maior, aumentando então os pontos de coletas de lixo. Os objetos encontrados que mais chamaram a atenção, foram as bitucas de cigarro, canudos, tampinhas de garrafa, pedaços aleatórios de plástico e outros materiais descartados de forma indevida, cujo destino final dos mesmos, seria o pior lugar possível para descarte: o oceano. Felizmente foi possível catalogar cada objeto encontrado e descartá-los de forma correta nas lixeiras. Os 5 mais coletados foram o micro lixo plástico, canudos, embalagem de alimentos, embalagem do canudo, tampas de garrafa pet.

A tarefa de separar os itens coletados foi realizada para a coleta de dados e lixo em descarte adequado

Dados colhidos para posterior estudo

Além do Clean Up, foi promovido a educação ambiental. Na tenda, fotos de animais marinhos em contato direto com o lixo foram expostas, além de banners que mostravam a importância da preservação das espécies de tubarões e sobre a preservação e conservação do planeta, além de informações sobre quanto tempo determinados elementos descartados demoram para se decompor na natureza. Muitas pessoas se sentiram tocadas e surpresas positivamente com o projeto e disseram que iriam repensar seus hábitos de descarte e de como reaproveitar o lixo em casa. Um caso emocionante que aconteceu nesse dia, foi o fato de uma menininha de 5 anos ter  ajudado com o lixo. Ela trouxe o que cabia em sua pequena mão: algumas embalagens de canudo, uma nota fiscal e um copo de plástico. Além de ter gostado muito de aprender um pouquinho mais sobre a preservação dos oceanos e dos tubarões, um conhecimento que de fato, ela irá lembrar para sempre!

Muitas são as causas do impacto do lixo nos animais marinhos.

E com a exposição dos fatos em fotos é possível chamar atenção de quem passa.

O World Clean Up Day 2018 foi e continuará sendo um evento de extrema importância em escala global. É com muito orgulho que a Sea Shepherd Brasil promoveu essa ação incansável com muita determinação incentivando a limpeza das praias e do leito oceânico em 4 estados brasileiros – sendo eles RJ, ES, PR e SP – além de repassar conhecimento para que cada um pudesse fazer a sua parte em prol dos oceanos e da vida marinha!

Equipe Clean Up Day 2018 – Copacabana, Praia do Leme.