Destaque, Notícias

Tramandaí/RS é novamente palco de derrame de petróleo

Por Rodrigo Marques, Coordenador Núcleo RS

O Município de Tramandaí está sendo palco de outro desastre ambiental assim como foi em 2012. O problema agora ocorreu entre um navio com bandeira das Bahamas, o Pinnacle Spirit e uma das monobóias da Transpetro, uma empresa subsidiária da Petrobras, quando realizava operação de transbordo. O óleo não atingiu a costa desta vez, ficando somente no mar e não causando maiores problemas para a cidade. Já para a fauna marinha a situação é diferente e preocupante.  A extensão da mancha é dois metros de profundidade por dois quilômetros de extensão e, segundo informações, uma baleia foi avistada próxima ao local. Entre os meses de Junho e Novembro essa região é rota de Baleias Franca, o que agrava a situação consideravelmente.

O ISSB recebeu a informação através de suas fontes que foi utilizado um produto dispersante para conter a mancha, notificando assim, a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA, solicitando informações sobre o produto utilizado e o que está sendo feito a esse respeito. A Policia Federal também foi acionada e nos colocamos a disposição para auxiliar no que for necessário.

Em janeiro de 2012 o Instituto Sea Shepherd Brasil esteve presente no derrame de petróleo no Município de Tramandaí a pedido do MPF 4ª Região, acompanhando e registrando todo o processo de limpeza e os métodos utilizados. Foram emitidos relatórios e voluntários do ISSB depuseram na Superintendência da Polícia Federal relatando tudo o que foi observado no local, contribuindo assim, com a emissão das multas pelo dano ambiental causado pela empresa.

Em 2012 o problema foi entre a monobóia 602 da Transpetro e o navio grego Elka Aristotle, a seis quilômetros da costa onde, no momento de transferir o óleo para o duto, houve o derramamento no mar.

Derrame em janeiro de 2012 Foto: Zero Hora

Notificação a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis - IBAMA

Notificação Polícia Federal

Durante o dia o ISSB tentou contato com IBAMA sem sucesso. Apenas às 18 horas o contato foi feito e o funcionário que atendeu relatou que o horário de atendimento foi até às 13 horas devido ao jogo da seleção brasileira, só retornando o expediente na segunda feira.

Estamos agora aguardando a resposta dos órgãos competentes e estaremos atentos para possível deslocamento da equipe até a região afetada.