Notícias

Sea Shepherd oficialmente passa o sistema de identificação automática para o Parque Nacional de Galápagos

O diretor do Parque Nacional Galápagos, Edwin Naula, assina os papéis para finalizar a passagem

Na quinta-feira, 31 de maio, a Sea Shepherd Galápagos oficialmente passou a infraestrutura do Sistema de Identificação Automática (AIS, em inglês) para o Parque Nacional de Galápagos.

A infraestrutura AIS consiste de nove repetidores e dois centros de controle. Os centros de controle, que são localizados em duas ilhas diferentes, são ligados entre si por uma ponte sem fio para facilitar a transferência de um fluxo substancial de dados.

O valor total do hardware, da logística e das instalações dessa doação é de cerca de 870.000 dólares.

O equipamento foi entregue com ampla documentação e apoio contínuo para os próximos anos.

O gerente de projeto, Marcel Wensveen, com toda a documentação que preparou

Ter a infraestrutura do AIS instalada foi o primeiro passo neste projeto, que será seguido pela colocação de todas as embarcações operando dentro da Reserva Marinha de Galápagos, equipadas com transmissores AIS. A Sea Shepherd Galapagos contribuirá para a aquisição de aparelhos AIS para as embarcações de pesca artesanal locais.

A rede AIS tornará o controle da Reserva Marinha de Galápagos mais eficiente, e mostrará o movimento de embarcações ilegais. Isso melhorará a segurança para todas as embarcações, suas tripulações e passageiros dentro da Reserva Marinha de Galápagos.

A rede AIS Galápagos é única do seu tipo; é a primeira vez que essa tecnologia será usada para monitorar todas as embarcações se movimentando numa determinada área. O AIS é, normalmente, somente usado por grandes embarcações comerciais. A Sea Shepherd acredita que o AIS pode ser uma ferramenta usada pelas autoridades do mundo todo para melhorar a segurança e o controle de todas as embarcações no interior de áreas marinhas protegidas.

A entrega final dos documentos

Já iniciamos negociações com respeito a outros parques nacionais na região, e nosso objetivo é usar as experiências de Galápagos para melhorar a proteção desses ecossistemas delicados.

Este projeto não poderia ter sido possível sem o apoio generoso da loteria holandesa Postcode.

Agradecemos muito à equipe de Galápagos, Malena e Hugo, por seu tremendo esforço e agradecimentos especiais ao gerente do projeto AIS, Marcel Wensveen. Marcel não só foi a força motriz por traz da execução do projeto, mas assegurou que os custos fossem mantidos num mínimo absoluto.

Traduzido por Carlinhos Puig, voluntário do Instituto Sea Shepherd Brasil