Destaque, Notícias

Sea Shepherd Localiza uma Segunda Rede de Pesca

Por: Igor Ramos, Tradutor e voluntário ISSB

Aproximadamente duas horas depois de ter recuperado uma rede de pesca pertencente ao navio Thunder, a Sea Shepherd Conservation Society recolheu uma segunda rede ilegal de aproximadamente 25 quilômetros abandonada pelo barco foragido da Interpol, Thunder. O navio da Sea Shepherd, MV Sam Simon reportou o local da segunda rede e a removeu.

 A segunda rede foi localizada no dia 29 de Dezembro de 2014 nas seguintes coordenadas: 62º20’ Sul, 081º18’ Leste, apenas a poucas milhas da primeira rede, localizada dentro da Comissão de Conservação da Vida Marinha e Recursos (CCAMLR, sigla em inglês).

Peixe morto encontrado na rede gigante. Foto: Jeff Wirth

Baseando-se em evidências gráficas, a Sea Shepherd pode confirmar que a rede é propriedade do navio nigeriano Thunder, que fugiu da região no último dia 17.

 A tripulação do Sam Simon foi capaz de recuperar a rede das águas do oceano antártico. O capitão, Sid Chakravarty, disse: “Com tanto êxito e eficiência até o momento, eu estou confiante de que essa campanha será um sucesso, e em poucos dias estaremos perseguindo novamente o Thunder e coletando qualquer rede que ele ouse jogar na água.”

 Chakravarty complementou: “os decks parecem campos de batalha, nunca havia visto tanta vida morta e em diferentes estágios de decomposição. O grande número de espécies que encontramos até o momento apenas prova a barbárie dessa pesca.”

Após tantas provas, o pesqueiro Thunder recebeu um alerta roxo da Interpol. As autoridades Australianas, Neozelandesas e Norueguesas juntaram esforços para encontrar o navio. Além disso, o navio foi incluído na lista preta da CCAMLR por realizar pesca ilegal, não reportada e não regulamentada.

O Trabalho não parou durante a noite. Foto: Jeff Wirth

Mesmo em condições climáticas não favoráveis, os voluntários continuaram recolhendo a rede. Foto: Jeff Wirth