Destaque, Notícias

Sea Shepherd em SC faz monitoramento da chegada de pinguins ao Estado

Por Hugo Malagoli, Diretor Regional Núcleo SC

Todos os anos, nessa época de inverno, centenas de Pinguins juvenis da espécie Magalhães deixam seu habitat natural e aventuram-se pelos mares do sul do país em uma verdadeira saga .

Centenas fazem a migração que naturalmente selecionará os melhores e mais fortes espécimes, que então voltarão para sua colônia.

Foto: Núcleo SC

No decorrer do percurso, muitos morrem e outros tantos se perdem em sua viagem. E os sobreviventes que aparecem nas praias de SC são o foco da nossa ação.

Foto: Núcleo SC

Foto: Núcleo SC

Nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, o núcleo de voluntários fará o monitoramento e caso encontre algum em situação crítica, irá resgatar e encaminhar ao CETAS (centro de triagem de animais silvestres) no bairro Rio Vermelho.

Informamos as pessoas em geral que ao encontrarem esses animais na praia não tentem alimentá-los e muito menos colocá-los na geladeira ou freezer. Deve-se colocá-los em caixa de papelão forrada com jornal e ligar para as autoridades competentes, neste caso, a Polícia Militar Ambiental de SC no fone (48) 3269 7111 que fará o recolhimento.

A Sea Shepherd só fará o recolhimento se estiver próximo ao local, pois não somos órgão governamental que recebe verba para isso. Fazemos o que é possível fazer, como cidadãos comprometidos, mas dentro de nossas possibilidades de recursos humanos e financeiros.

Foto: Núcleo SC