Destaque, Notícias, Operação Ondas Limpas

Sea Shepherd busca conscientização ao mostrar animais torturados por plástico nos oceanos

Campanha foi desenvolvida em parceria entre Tribal Worldwide São Paulo e DDB Guatemala

Um simples saco plástico parece inofensivo aos nossos olhos, mas pode representar o sofrimento extremo – e até a morte – de milhares de animais nos oceanos. É baseada nessa verdade, transformada em imagens de impacto, que a Sea Shepherd, principal ONG internacional focada na conservação dos seres marinhos, estreia sua nova campanha.

Criada em parceria entre as equipes de Tribal Worldwide São Paulo e DDB Guatemala, a comunicação apresenta o conceito “O plástico que você usa uma vez tortura o oceano para sempre”. Nas peças, diferentes animais marinhos, como focas e tartarugas, são mostrados em extrema agonia e impotência ao entrarem em contato com elementos plásticos comuns em nosso consumo diário e geralmente descartados sem cuidados especiais. A produção em 3D contou ainda com trabalho desenvolvido pelo Notan Studio.

 

“Infelizmente, ações banais do nosso cotidiano podem gerar danos irreparáveis à natureza sem que a gente sequer perceba. Esta campanha tem como meta não deixar isso acontecer, impactando o maior número de pessoas e conscientizando-as de que fazer nossa parte é mais fácil do que se imagina, garantindo assim que cenas terríveis como essas nunca mais aconteçam”, destaca Guiga Giacomo, diretor-executivo de criação da Tribal Worldwide São Paulo.

Além do material para mídia impressa e cartazes, foram desenvolvidas peças para redes sociais e mídia digital, bem como um hotsite com informações sobre o impacto negativo do plástico nos oceanos. O conteúdo online ainda traz dicas para reduzir a utilização do material em nosso dia a dia.

 

 

 

A Sea Shepherd realiza campanhas de limpeza de praias e de lixo marinho ao redor do mundo. No Brasil a organização lançou a campanha “Ondas Limpas” onde ações organizadas de limpeza de praia e conscientização sobre o lixo marinho ocorrem frequentemente. No exterior a campanha “Clean Waves” já passou por ilhas da Oceania recolhendo lixo marinho que se acumula nos oceanos. A organização também trabalha com cientistas para descobrir os efeitos e danos que os micro plásticos causam em espécies marinhas.

 

“Cientistas alertam que em 2050 haverá mais plásticos nos oceanos do que peixes no mar.” Comentou o fundador e presidente da Sea Shepherd, Capitão Paul Watson, concluindo “a Shepherd está comprometida em desfazer esse cenário negativo para nossos oceanos, porque se os oceanos morrerem, morreremos nós.”