Notícias

“Sea Shepherd Brasil realiza novo resgate de um Biguá, na praia do Leme/RJ”.

No início da noite do dia 12 de abril (terça-feira), o Núcleo Rio de Janeiro do Instituto Sea Shepherd Brasil foi acionado para realizar o resgate de mais um biguá (ave também conhecida como mergulhão), na praia do Leme, zona sul da cidade. Seria o segundo biguá resgatado no período de uma semana.

01

Um grupo de pessoas que realizava um treinamento de vôlei na praia avistou a ave marinha e imediatamente fizeram contato com a organização. De acordo com os relatos, o biguá estava no local por dois dias, sem voar, com pouca movimentação e possivelmente sem qualquer alimentação.

Depois de concluído o resgate, o biguá foi encaminhado para a clínica Intervet, local onde as médicas veterinárias Andrea Montico e Clarissa Coelho realizaram os procedimentos necessários para estabilização do quadro da ave, como a adequada alimentação e seu aquecimento, com o importante apoio do enfermeiro José Ivaldo.

02

03

No dia seguinte, o biguá foi levado até o CRAS/Unesa (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Vargem Pequena – zona oeste do Rio de Janeiro, sendo entregue aos cuidados do médico veterinário Jeferson Pires, coordenador do citado centro de reabilitação. O resgate, a guarda e o transporte do Biguá tiveram a ciência e autorização do IBAMA/RJ.

Estamos na torcida pela recuperação de mais este biguá e na esperança da sua breve soltura.

Agradecemos as médicas veterinárias Andrea Montico e Clarissa Coelho da Rocha, bem como ao enfermeiro José Ivaldo Gomes da Silva, da Clínica Intervet, em Irajá, pelo carinho e cuidado no atendimento; e aos voluntários Rodolfo Giordano, Felipe Montico e Luiz André Albuquerque, que fizeram o resgate.