Destaque, Notícias

Sea Shepherd Brasil promove em parceria com a ONG Parceiros do Mar, mutirão de limpeza de praias na região de Pontal do Paraná

fotosite1

No dia 20 de fevereiro de 2016, O instituto Sea Shepherd Brasil – Núcleo Paraná realizou o primeiro mutirão de limpeza de praias do núcleo na região de Pontal do Paraná. A ação foi feita em parceria com a Ong Parceiros do Mar  e contou com a presença de 24 voluntários!

fotosite3

Inicialmente, 3 balneários foram escolhidos para a limpeza: Beltrame, Shangrilá e Ipanema. Porém, a limpeza contemplou os balneários Beltrame, Inaja, Gaivotas, Ipanema, Leblon, Grajau, Marisol e Olho D´água.

fotosite4

fotosite5

Durante os percursos, muito lixo foi recolhido. Entre os itens encontrados com mais frequência pelos voluntários estão as bitucas de cigarro, objetos de plástico (tampas de garrafa pet, embalagens de sorvete, pirulitos e bala), isopor e restos de utensílios de praia (cadeiras, guarda-sol) e redes de pesca. Segue abaixo a reportagem feita com os voluntários da ONG Parceiros do Mar e Sea Shepherd Brasil.

Ao todo, 10 sacos de lixo foram retirados do litoral paranaense. A ideia deste mutirão realizado foi não apenas retirar o lixo encontrado nas praias, mas também conscientizar os banhistas que, se cada um de nós fizer a sua parte (não deixando lixo na praia, ou até mesmo levando uma sacola e limpando o que encontrar ao seu redor), podemos salvar a vida de muitos animais marinhos que não terão seu ambiente prejudicado. Afinal, “separados somos uma gota, mas juntos somos um oceano”!.

fotosite6

O Núcleo Paraná conta com diversos voluntários que se encontram mensalmente para discutir as próximas ações (palestras, eventos, mutirões de limpezas de praias). Se você quer conhecer um pouco do que fazemos, entre em contato através do email nucleopr@seashepherd.org.br ou pelo facebook (Clarissa Ribeiro Teixeira)