Destaque, Notícias

Sea Shepherd Brasil participa do “Dias das Boas Ações” e resgata fragata no Rio de Janeiro.

Criado em 2007 em Israel, o “Dia das Boas Ações” se tornou o maior projeto de mobilização para engajamento social no mundo. Neste ano, 70 países fazem parte da iniciativa e o Brasil foi escolhido como capital mundial do evento – a primeira na América do Sul.

eventos-23

 “O Brasil foi escolhido como foco, pois apenas 11% da população doa seu tempo em causas voluntárias”, afirma Kaynan Rabino, CEO mundial do Dia das Boas Ações. É uma taxa baixa quando comparamos com outros países, como, por exemplo, os Estados Unidos, onde esse número chega a 44%, segundo um estudo de 2011 feito pela ONU.

E no Rio de Janeiro, uma das cidades escolhidas, juntamente com São Paulo e Brasília, cerca de 70 organizações não governamentais, realizaram diversas atividades.

O Instituto Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Arpoador Surf Club (ASC), a SurfRider Foundation, o Instituto E, OsklenSurfing, MeuCopoEco e a Atados Rio participou de um grande mutirão de limpeza nas praias do Arpoador e do Diabo, zona sul do Rio, que contou com cerca de 230 (duzentos e trinta) voluntários com o objetivo de conscientizar sobre os impactos do microlixo nas praias e na vida marinha.  Guimbas de cigarro, pequenos pedaços de embalagens plásticas, lacres e tampas de bebidas, etc. foram recolhidos em entregue para a Comlurb, que juntamente com a Subprefeitura da Zona Sul, apoiaram a ação ambiental.

eventos-20

E durante a realização do mutirão, foi resgatada uma fragata, encontrada com anzol preso ao bico e linha de pesca enrolada no pescoço, sem conseguir voar e com alta temperatura corporal.

IMG_3451

O quadro da bela ave foi estabilizado momentaneamente, retirando-a do forte calor e da incidência solar, sendo-lhe oferecida água e alimento, até a chegada da Patrulha Ambiental, que realizou o transporte da fragata até o CRAS/Unesa (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Vargem Pequena – zona oeste do Rio de Janeiro, para os cuidados necessários e possível reabilitação, com soltura posterior.

IMG_3474

Uma tenda do Instituto Sea Shepherd Brasil também esteve montada durante todo o evento, apresentando o trabalho realizado pela organização no Brasil e no exterior, com um foco principal nos impactos que os resíduos sólidos descartados irregularmente causam na vida marinha, bem como a campanha em defesa dos tubarões no litoral brasileiro.

eventos-29

Foto Ana Paula Vasconcelos

Foto: Ana Paula Vasconcelos

Transmitimos nossos agradecimentos a Daniel Morais Assunção (Ong Atados); Amanda Barpp e  Gabriel de Faro (A Coorte); a Glenn Suba (SurfRiderFoundation); Guilherme Dutra (Arpoador Surf Club) e aos voluntários Gisele Pontes, Adriana Moretta, Raphael Jordão e Ana Paula Pacheco, Rafael Marins, Lívia Sekiguchi, Marcella Portugal, Rodolfo Giordano, Felipe Montico, Guilherme Rivera, Guiga Pirá (trabalhando pela Atados Rio) e Grégor Salles (representando a Anistia Internacional)