Destaque, Notícias

Sea Shepherd Brasil Núcleo PR participa de gincana ecológica em comemoração aos 30 anos da escola de mergulho Scubasul

A escola de mergulho de Curitiba Scubasul completou em dezembro de 2016 30 anos de profissionalismo e capacitação de mergulhadores. Em comemoração ao aniversário e ao dia internacional do mergulhador, a escola organizou uma gincana ecológica que consistiu em diversas atividades subaquáticas e principalmente numa ação de limpeza subaquática e terrestre do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, localizado à 25 km de Pontal do Paraná.

FOTO 1

A gincana aconteceu no dia 18 de dezembro e contou com a participação de mergulhadores, equipe e alunos da escola, voluntários do Núcleo PR do Instituto Sea Shepherd Brasil e do José Claro da Fonseca Neto, biólogo e fundador do Projeto Litoral Nota CEM.  O objetivo era de abraçar simbolicamente a ilha maior, Grapiá, e fazer a coleta do lixo encontrado.

O complexo de ilhas de Currais é formado por três ilhas, a Grapiá, 3 Picos e a Pequena. Considerado o 1º maior berçário marinho do Paraná, as três ilhas abrigam em torno de 8.000 aves marinhas e ninhos, de atobás, fragatas, garças, socós, trinta reis e gaivotas.

Os voluntários do Núcleo Paraná realizaram a ação de limpeza da parte terrestre da ilha maior, a Grapiá, com a ajuda de mergulhadores e do José Claro. Devido à grande dificuldade de acesso e mobilidade na ilha – pois a mesma é composta principalmente por pedras e vegetação, onde são encontrados muitos ninhos de aves com ovos – apenas 300 metros puderam ser percorridos. No perímetro coberto pelos voluntários, foram retirados 15 sacos cheios de lixo de 100 litros. A maior parte do lixo consistia em plástico, principalmente garrafas PET, e isopor. Segundo José Claro, o lixo possui duas origens: doméstica e da pesca. Algumas das garrafas encontradas possuem origem de outros países, como Coréia, China e Singapura, provavelmente trazidas por navios.

Todo o lixo retirado da illha e do mar foi ensacado e levado no barco  para o continente. O lixo foi devidamente encaminhado e descartado no balneário Pontal do Sul.

O evento recebeu cobertura midiática da TV educativa do Paraná e do programa Balanço Geral do Paraná da emissora RIC. As reportagens podem ser visualizadas através dos links:

– TV educativa: http://www.e-parana.pr.gov.br/modules/video/videosProgramas.php?video=25492

– Balanço Geral: http://pr.ricmais.com.br/balanco-geral-curitiba/videos/equipe-do-balanco-geral-acompanha-mergulho-ecologico-em-expedicao-de-limpeza-submarina-no-litoral/

http://pr.ricmais.com.br/balanco-geral-curitiba/videos/grupo-de-mergulhadores-realiza-mergulho-ecologico-para-remover-impurezas-e-preservar-praias/

A gincana ecológica foi a última ação do Núcleo PR no ano de 2016. A primeira ação do ano de 2017 já tem data marcada e será a limpeza das praias dos balneários pertencentes à Pontal do Paraná no dia 22 de janeiro.

O núcleo Paraná conta com diversos voluntários que se encontram mensalmente para discutir as próximas ações (palestras, eventos, mutirões de limpezas de praias). Se você quer conhecer um pouco do que fazemos, entre em contato através do e-mail nucleopr@seashepherd.org.br.