Destaque, Notícias

Sea Shepherd Brasil e Projeto BG500 resgatam tartaruga marinha na Enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro

Voluntários do Núcleo Rio de Janeiro do Instituto Sea Shepherd Brasil (ISSB) e integrantes do Projeto BG500 realizaram na manhã do dia 02/12, o resgate de uma tartaruga marinha, da espécie verde – Chelonia Mydas – na Enseada de Botafogo.

foto1

O pedido de resgate foi motivado pelo comportamento irregular apresentado pela tartaruga marinha, que nadava com muita dificuldade, boiando com a parte traseira na maior parte do tempo, dificultando-lhe a respiração e movimentação adequada.

Ao chegarem ao local, os voluntários cariocas do ISSB oficiaram o 1º Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – 1º GMar/CBMERJ e solicitaram apoio, pois a tartaruga se encontrava dentro da área militar.

foto2

Tiveram imediato apoio dos bombeiros locais, que prestaram auxílio com um bote.

Após o devido resgate, verificou-se que a tartaruga apresentava um quadro de fibropapilomatose, principal doença que afeta as tartarugas marinhas no mundo todo e pode até matá-las. Eram 03 (três) tumores, sendo um bem grande próximo da cabeça e dois menores na nadadeira direita. Além disso, existiam duas lesões grandes no casco, provavelmente causadas por hélices de embarcações.

foto3

A tartaruga, que media cerca de 60 centímetros e 20 quilos, foi então levada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Estácio de Sá (Cras/Unesa), em Vargem Pequena, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde receberá tratamento e sendo possível, será futuramente reintroduzida em seu habitat natural, em uma ação de conscientização e comemoração que pretendemos realizar.

foto4

Agradecemos o apoio do Comando do 1º GMar/Botafogo, na pessoa do Ten. Cel Amadeu Pereira Sequeira da Fonseca pela ajuda no resgate e ao Prof. Jeferson Pires, médico veterinário e coordenador do Cras/Unesa, no recebimento do animal para tratamento.

foto5

Participaram da ação, os voluntários do ISSB Adriana Moretta, Rodolfo Giordano e Luiz André Albuquerque e os integrantes do Projeto BG500 Ed Bastos e Fabiana Chaves.