Notícias

Retorno vitorioso da frota da Sea Shepherd

Steve Irwin com Melbourne no fundo. Foto: Sea Shepherd Austrália / Pauly Suters

A Sea Shepherd Austrália tem o orgulho de receber em casa a tripulação de 110 fortes voluntários internacionais e três navios, Steve Irwin, Sam Simon e Bob Barker. Eles chegaram em Williamstown, em Melbourne, na Austrália, esta manhã, após uma campanha histórica em defesa das baleias no Oceano Antártico. Seu retorno marca o fim da campanha de maior sucesso até agora, com os baleeiros japoneses voltando para casa com o menor número de baleias mortas. Todos os três navios da Sea Shepherd foram danificados depois de serem atingidos várias vezes pelo Nisshin Maru de 8.000 toneladas. A tripulação da Sea Shepherd sofreu ataques de granadas flashbangs e foi atingida com canhões de água. Depois de tudo pelo que passaram durante a sua ação não-violenta em defesa das baleias, eles retornam para casa sabendo que serão reconhecidos como heróis pelos australianos e simpatizantes em todo o mundo.

“A campanha da Sea Shepherd Austrália, Operação Tolerância Zero, foi a campanha da Sea Shepherd mais bem sucedida até agora. Tem sido uma verdadeira honra co-liderar esta campanha, com o campeão em conservação, Bob Brown. O apoio de todo o mundo tem sido muito humilhante, e nossa equipe aqui na Austrália trabalhou corajosamente nos bastidores, apoiando a mais corajosa tripulação que a Sea Shepherd já viu. No entanto, ficamos com o coração pesado enquanto o homem que começou tudo isso, defendendo as baleias da Austrália no Território Antártico Australiano, o Capitão Paul Watson, não pode ser pisar em uma costa, porque o governo australiano não vai anunciar a sua passagem segura para a Austrália. Um homem que é um herói australiano, fazendo o trabalho que o governo australiano se recusa a fazer, que o público australiano quer fazer, é mais uma vez forçado a se esconder”, disse Jeff Hansen, diretor da Sea Shepherd Austrália.

“Uma recepção muito grande aguarda o fundador da Sea Shepherd, Paul Watson, quando e se o governo liberar o caminho para Melbourne”, disse Bob Brown, Presidente da Sea Shepherd Austrália.

“A nona campanha da Sea Shepherd para a Antártida foi chamada Operação Tolerância Zero, porque a caça às baleias no Santuário de Baleias do Oceano Antártico em violação de um acórdão de Tribunal Federal da Austrália, proibindo a matança das baleias ameaçadas de extinção e protegidas, não pode, e não será, tolerado pela Sea Shepherd. É com grande orgulho que os tripulantes da Sea Shepherd retornam para Melbourne, na certeza de que tudo foi feito de acordo com a lei, para dar os caçadores de baleias a pior temporada de assassinato que eles já tiveram na história, em nenhuma parte graças ao pequeno apoio das pessoas amantes das baleias da Austrália “, disse o capitão do Bob Barker, Peter Hammarstedt.

Grande comparecimento da mídia para a chegada da frota. Foto: Sea Shepherd Austrália / Glenn Lockitch

“Cada membro da tripulação pode ir para casa hoje orgulhoso do fato de que eles voltaram triunfantes do Oceano Antártico, por terem salvo a vida de centenas de baleias. Levou quatro meses e 15 dias e milhas de mar mais do que é preciso dar a volta ao mundo para garantir que a Operação Tolerância Zero tenha feito jus ao seu nome. A determinação, a resolução, a força e a paixão das equipes, juntamente com a Sea Shepherd Austrália, fez esta campanha a mais bem sucedida do Oceano Austral em 9 anos”, disse o capitão do Steve Irwin, Siddharth Chakravarty.

“Toda a tripulação do Sam Simon e eu estamos felizes de que nossos meses de trabalho duro e sofrimento sejam traduzidos em uma vitória para a vida, a beleza e a natureza, mostrando que pessoas determinadas, quando unidas, podem conseguir grandes feitos, como deter os interesses gananciosos e ilegais de danificar o imaculado ecossistema da Antártida”, disse o capitão do Sam Simon, Luis Manuel Pinho.

Grande comparecimento da mídia para a chegada da frota. Foto: Sea Shepherd Austrália / Traceii C

O capitão Peter Hammarstedt frente à conferência de imprensa. Foto: Sea Shepherd Austrália / Glenn Lockitch

Jeff Hansen e Bob Brown dão boas-vindas à frota em Melbourne. Foto: Sea Shepherd Austrália / Glenn Lockitch

Traduzido por Raquel Soldera, voluntária do Instituto Sea Shepherd Brasil