Home » Programa de Estudo e Conservação da Vida Marinha

Programa de Estudo e Conservação da Vida Marinha

logo-sea-programa-bmppeqweb

Todas as ações do Instituto Sea Shepherd Brasil fazem parte do Programa de Estudo e Conservação da Vida Marinha, que está composto de 04 áreas: Educação Ambiental, Fiscalização e Monitoramento, Treinamento e Suporte técnico.

Educação Ambiental:

img_historia1

  • O Projeto “Eu também quero ver o mar!” tem o objetivo de apresentar o mar, sua diversidade e situação atual para jovens e crianças excluídos do contexto social, através de oficinas lúdicas, jogos, brincadeiras, teatro e expedições às praias do Rio Grande do Sul.

Imagem de Amostra do You Tube

Treinamento:

img_capa2_a

  • O Projeto “Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo”, oferece oficinas para capacitação de indivíduos e instituições em todo o país. O Projeto visa integrar instituições e indivíduos a uma rede de voluntários aptos para agir em casos de derrames de petróleo. Outro objetivo do projeto é equipar diferentes núcleos e instituições em regiões estratégicas com equipamentos de sinalização, resgate, captura e equipamentos de proteção individual para salvar animais marinhos em situação de risco.
  • O Projeto “Núcleos de Autogestão do Instituto Sea Shepherd Brasil”, é uma iniciativa que visa criar núcleos institucionalizados e auto-sustentáveis de voluntários da instituição nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Estes núcleos têm o objetivo de difundir os ideais e valores de nossa missão através da realização de ações de educação ambiental, capacitação, fiscalização e apoio técnico.
  • O Projeto “Ações Civis Públicas em Defesa dos Ecossistemas Marinhos”, oferece oficinas para capacitação de indivíduos e instituições em todo o país. O Projeto visa capacitar estudantes de direito, advogados de ONGs, promotores de justiça, procuradores de órgãos públicos de proteção ambiental e agentes de fiscalização para atuarem na proteção do meio ambiente marinho. O projeto também visa capacitar estudantes e advogados para a atuação voluntária junto ao Departamento Jurídico do Instituto Sea Shepherd Brasil.

Imagem de Amostra do You Tube

Fiscalização e Denúncia:

O Projeto “Estamos de olho no mar”, objetiva capacitar equipes em terra, mar e ar para identificar e fiscalizar ações predatórias no litoral brasileiro, através de monitoramento em pontos fixos e sobrevôo.

Imagem de Amostra do You Tube

Suporte Técnico. A organização mantém um canal de comunicação aberto a outras ONG’s, instituições governamentais, públicas e privadas, para o desenvolvimento comum de projetos que visem à proteção dos ambientes costeiros e marinhos. Alguns dos projetos já desenvolvidos são:

  • Práticas de Pesca Ambientalmente Responsáveis, criação e incentivo ao uso de um selo para produtos de origem marinha visando a criação de uma rede de comércio justo e sustentabilidade dos recursos naturais. Parceiro: Ministério da Justiça.
  • Plano de Ação para Cetáceos da Baía da Guanabara, criação do Plano para salvar golfinhos em situações de derrames de óleo na Baía da Guanabara/RJ. Parceiro: Petrobras.
  • Amigos do Mar, oficinas lúdicas e expedições a campo para filhos de pescadores e comunidade de Macaé/RJ. Parceiro: Texaco.
  • Expedição 21, oficinas itinerantes oferecidas à ONGs e escolas públicas do litoral sul e sudeste. Parceiro: ChevronTexaco.
  • Programa de Eco-voluntários, dirigido a acadêmicos e profissionais de diversas áreas no formato de estágio/ vivência (15 dias) na Estação das Ilhas. Parceiro: Fundação O Boticário de Proteção a Natureza.
  • Incremento a Conservação da Reserva Ecológica Ilha dos Lobos, pesquisa, educação ambiental e monitoramento de aves, cetáceos e pínipedes visando colaborar para a conservação da Unidade de Conservação. Parceiro: Ibama/RS.
 

All Contents Copyright © 2012 Sea Shepherd Conservation Society.

produzido por dEx